Veja como usar a Pen Tool para distorcer formas e criar ilustrações de impacto

Esportes são, basicamente, fundamentados no movimento. Onde há movimento, inevitavelmente, há impacto. É justamente essa ideia que inspira nosso tutorial. Se você não tem muita experiência com a Pen tool , prepare-se para um treinamento intensivo e, não desanime. Se você já tem alguma prática, esse será mais um teste de paciência. Embora o processo seja um pouco penoso, o resultado vale a pena.

Resultado do Tutorial: bola de futebol despedaçada
Reprodução
Resultado do Tutorial: bola de futebol despedaçada

O processo é bem simples e consiste basicamente em destruir uma bola de futebol. Usaremos muitos shapes para dar movimento ao objeto da cena. Ao final do processo teremos uma arte original que, além da sensação de velocidade, parece estar se despedaçando. E o melhor: sem o uso de filtros que limitam o controle sobre o resultado da arte final.

É uma boa pedida para material esportivo em geral. Não só no tema futebol ou esportes com bolas, mas também automobilismo e pugilismo. Experimente a técnica em outros tipos de imagens, estou certo de que os resultados serão interessantes.

Essência
Nível: Iniciante
Tempo: 2,5 horas
Versão: CS5
Recursos: Pen tool, brush tool, gradiente tool e shape layers.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Criação de shapes com a pen tool
Composição visual

Dica: Você pode usar o Adobe Illustrator para construir os shapes. O processo fica mais rápido se você dispõe de uma tablet gráfica. Use a imagem ao fundo como referência e crie os shapes com um pincel. Use cores contrastantes pra ter uma boa visão do que está fazendo.

1. Preparando as ferramentas

Antes de qualquer coisa, selecione a imagem a ser utilizada. Ela está disponível neste link . É necessário recortá-la de seu fundo original. Feito isso, crie seu próprio fundo usando cores que contrastem com o objeto principal. Utilize gradientes para obter um efeito de luminosidade. Depois de pronto crie uma nova camada vá ao menu Image > Apply Image para criar uma única camada com tudo feito até agora. Essa camada é crucial e será chamada de Imagem daqui em diante.

Passo 2
rep
Passo 2
2. O trabalho é sujo, mas alguém tem de fazê-lo

Agora, comece o efeito de desintegração. Selecione a Pen Tool e assegure-se de estar ajustada para Paths e não para Shape Layers . Duplique a camada Imagem e faça Paths criando formatos aleatórios em torno do objeto, nesse caso a bola. Quando tiver alguns, clique como o botão direito e clique em Make Selection . Use Cmd/Ctrl+J para criar uma nova camada com a forma da seleção. Cmd/Ctrl+T para ampliar as formas distorcendo-as e criando um efeito de zoom.

3. Quanto mais shapes melhor

Repita o processo, mas desta vez faça formas menores e em pontos mais específicos.

Passo 4
Reprodução
Passo 4
4. Detalhes e complexidade

Corte partes específicas do objeto, em nosso caso, detalhes da costura e das marcas impressas e as coloque longe de suas posições originais. Cuidado com a composição! Utilize a Pen Tool como já explicado.

5. Shapes diferenciados

Faça pedaços bem pequenos e arredondados por toda a volta da imagem variando em pontos de maior e menor concentração. Use o mesmo método.

Siga para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.