Neste tutorial, mostramos como criar efeitos de alta e baixa luminosidade

Todo bom fotógrafo busca um bom balanço entre as luzes na hora do clique. Entretanto, você pode querer mudar isso para um efeito mais criativo em suas imagens.

Tudo é uma questão de comunicação. Você pode querer passar uma sensação de suavidade, brilho e otimismo ou pode buscar algo mais intenso e sombrio. Para isso podemos mudar a intensidade da luz principal da fotografia. Deixando-a mais forte conseguimos o primeiro efeito, mais fraca, o segundo.

Antes e depois de cada etapa do nosso tutorial
Reprodução
Antes e depois de cada etapa do nosso tutorial

Ambos os efeitos podem ser conseguidos com o Photoshop. Para baixar a foto usada neste tutorial, clique neste link

Essência
Nível: Básico
Tempo: 1,5 horas
Versão: CS4 e CS5
Recursos: Camadas de ajustes, blend modes e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Iluminação de retratos

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. Remova a saturação

Comece removendo a saturação da foto. Vá a menu Image > Adjustments > Desaturate . Você pode teclar Cmd/Ctrl+Shift+U .

2. Iluminando

Crie uma camada de ajuste Curves e eleve-a em alguns pontos. A ideia aqui é aumentar a exposição e iluminar as sombras até que a maior parte dos detalhes do rosto se perca mantendo os olhos, nariz e boca ainda visíveis.

3. Um pouco de desfoque

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclas as duas camadas em uma nova e nessa nova camada adicione o filtro gaussian blur (menu Filter > Blur > Gaussian Blur ) e mude o Radius para 2.

4. Mascarando

Para devolver alguns detalhes como olhos, nariz e boca, usaremos uma máscara na camada com blur. Clique no icone Add layer mask na paleta camadas (Layers) para isso.

Passo 4
Reprodução
Passo 4
5. Revelando os detalhes

Clique na máscara da camada, aumente o zoom na área onde deseja começar e, com um pincel macio, comece a pintar a máscara de preto. Caso cometa algum erro, basta pintar a máscara de branco para corrigi-lo.

6. Pin light

Mude o blend da camada borrada para pin light para que as duas camadas pareçam não ter emendas. Caso pense que alguma área pode ficar mais escura use a burn tool para o trabalho.

Vá para a parte 2 do tutorial.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.