Nesta parte, trabalhamos a iluminação da imagem

Vamos nos dedicar ao fundo e à adição de alguns detalhes como as imagens de um barco, uma gaivota e algumas bóias salva-vidas. Colocaremos alguns pontos de luz e faremos algumas mudanças de cor. Esse é um caso onde não existem ajustes que se apliquem a dois trabalhos diferentes, então esteja preparado para experimentar bastante com os filtros e sliders. Pode ser que essa parte seja bastante demorada, portanto é uma boa ideia comer alguma coisa antes de começar.

Essência
Nível: Iniciante
Tempo: 2,5 horas
Versão: CS5
Recursos: Gradient tool, brush tool, filtro surface blur, filtro lens flare, filtro polar coordinates, filtro liquify, cliping masks, blend modes, transform e warp.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Camada de ajuste gradient map
Camada de ajuste levels
Camada de ajuste photo filter
Composição
Criação de formas únicas

1. Criando o fundo

Crie um fundo verde claro. Adicione pontos brancos com a Gradient Tool . Faça algumas linhas amarelas e alaranjadas com a Brush Tool , usando um pincel grande, arredondado e macio. Submeta o fundo ao filtro Polar Coordinates .

2. Acenda as luzes

Crie uma nova camada por cima de todas as anteriores e preencha com um cinza neutro (meia carga de cor em CMYK = C50%, M50%, Y50%, K50% , ou meia luz em RGB = R127, G127, B127 ) e aplique o Blend Overlay à camada. Vá a menu Filter > Render > Lens Flare , selecione o efeito de luz que mais lhe agradar. Aplique o filtro Polar Coordinates para distorcer a luz. Posicione a camada na composição. Crie quantas camadas de luz desejar.

Passo 4
Divulgação
Passo 4
3. Detalhando o fundo

Crie novas formas para enriquecermos o fundo. Distorça-as como fizemos antes. Procure usar cores semelhantes as do fundo, Blends como Overlay ou Screen e opacidade por volta de 25%.

4. Vamos às imagens

Agora vamos adicionar a imagem do barco. O recorte pode ser feito com as Lasso Tool usando Feather de 5 px. Selecione a camada do barco, vá ao menu Filter > Blur > Surface Blur e ajuste Radius em 60 px e Threshold em 30 níveis e clique Ok. Acrescente um Gradient Map com as mesmas cores no degradê usado no passo 1 (pode ser necessário ajusta-lo para um melhor efeito) e aplique-o como Cliping Mask na camada do barco. Adeque a imagem à composição.

5. Novos elementos

Faça o mesmo com a imagem da gaivota. Você pode experimentar outras opções de cor se quiser. Pode também criar uma disposição geométrica pra cópias da gaivota. Fique á vontade.

6. Composição dentro de composição

Repita a operação com a imagem das boias, mas desta vez duplique-a até produzir um efeito de repetição interessante. Use o Transform para conseguir perspectiva.

7. Toques finais

Para finalizar, adicione mais alguns pontos de luz duplicando os já existentes. Acima de todas as camadas crie uma camada de ajuste ( Adjustment Layer ) de Levels com os valores: sombras = 10, meios tons = 0.70 e luzes = 250. Crie uma Photo Filter acima da anterior com um tom de verde, use o Blending Multiply e opacidade de 10%.

Após seguir os passos, o resultado final do tutorial será este:

Resultado final do tutorial
Divulgação
Resultado final do tutorial
Volte para a parte 1 do tutorial.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.