Nesta etapa, usaremos recursos de recorte, ajuste de cor e retoque existentes

Por mais extrovertidos que sejamos, todos nós temos um mundo particular. Um mundinho onde guardamos nossas ambições e sonhos a salvo do resto do mundo. O lugar inabalável onde, definitivamente, encontramos paz e sossego. Essa é a inspiração para nosso tutorial.

Aqui será dado um exemplo de como esse tipo de ilustração pode ser feita. Você tem mais que liberdade, tem o incentivo para experimentar e criar à vontade. Não se prenda à regras e convenções, pois o mais importante aqui é exteriorizar os próprios pensamentos ou sentimentos e mostrar aos outros de que seu mundo é feito.

Usaremos recursos básicos de recorte, ajuste de cor e retoque existentes desde antes da versão CS3 do Photoshop. Claro que, quanto mais atual for a versão, melhores são os recursos disponíveis.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial

As imagens usadas neste tutorial podem ser obtidas nesta página

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão: CS3 à CS5
Recursos: Filtro spherize, marquee tool e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Composição
Auto-expressão
Manipulação de seleções
Ferramentas de transformação

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. A forma do mundo

Nosso primeiro passo é escolher uma forma geométrica. Como, desde que o mundo é mundo, ele é esférico, usarei uma bola de vidro. Comece recortando a forma. No meu caso, faço uma seleção circular com a Elliptical Marquee Tool e com Transform Selection (menu Select > Transform Selection) ajusto a seleção à forma.

2. Recorte suave

Depois de ajustada a seleção à esfera de um duplo clique na camada Background para transformá-la numa camada comum (Layer 0) e aplique a essa camada uma máscara clicando no ícone Add layer mask. Então, para suavizar a máscara você pode usar nela o Gaussian Blur (menu Filter > Blur) de aproximadamente 2 pixels (esse ajuste depende da resolução da imagem e do amaciamento desejado), ou, dependendo da versão, você pode ir à janela Masks e ajustar o Feather em 2 pixels. Com a segunda opção o amaciamento pode ser alterado posteriormente se necessário.

3. Recorte definitivo

Se estiver contente com o recorte, aplique a máscara à camada. Para isso clique com o botão esquerdo no thumbnail da máscara e em seguida em Apply Layer Mask. Ajuste o posicionamento da figura na página se desejar. Caso não se sinta seguro pode manter a camada mascarada para editar futuramente ou duplicá-la deixando-a invisível.

4. Adicionando a paisagem

A seguir, abra o arquivo da paisagem (ou a imagem escolhida) e posicione-a dentro da bola de vidro. Escolha o melhor ponto da imagem para deixar em foco. Diminuir a opacidade dessa camada facilita a visualização. Use a ferramenta Free Transform (menu Edit > Free Transform ou Cmd/Ctrl+T) para escalonar a camada se necessário.

Passo 5
Reprodução
Passo 5
5. Esferização

Com a imagem posicionada satisfatoriamente, carregue uma seleção na camada da bola (Cmd/Ctrl+Clique na thumbnail da camada). Depois de aplicar Feather (menu Select > Modify > Feather) de 50 pixels à seleção, vá a menu Filter > Distort > Spherize e ajuste como achar melhor baseando-se no preview. Na imagem, uma sugestão. Aproveite a seleção e crie uma máscara na paisagem. Experimente repetir o processo, procure curvar a imagem até que ela pareça curvar sobre si própria.

6. Redondo é mais fácil

Quando atingir o resultado almejado, carregue uma nova seleção redonda com base na bola de vidro, vá a menu Select>Modify>Expand e expanda a seleção em 100 pixels. A seguir, tecle Cmd/Ctrl+Shift+I para inverter a seleção e, com a camada da paisagem distorcida selecionada, tecle Delete para eliminar pixels arrastados e restos da esferização. Elimine também possíveis pixels fora da tela de pintura. Assim deixamos a camada redonda novamente.

7. Finalizando a curvatura

Transforme a paisagem mais uma vez: Aumente-a um pouco (cerca de 20%) clique no botão warp na barra de opções (menu Window > Options ) e termine a esferização posicionando os pontos como na imagem. Se quiser, repita a operação.

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.