Nesta etapa criaremos a transparência da bola de vidro

Já transformamos e distorcemos, começaremos agora a criar a transparência da bola de vidro de modo a criar a ilusão de que a paisagem está dentro da bola. Para isso usaremos alguns blend modes e sobreposição de camadas, então fique atento ao seu posicionamento.

Essência
Nível:
Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão : CS3 à CS5
Recursos: Blend modes, filtro blur, filtro high pass, blend modes, marquee tool, clipping masks, estilos de camadas e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Composição
Auto-expressão
Ajuste de Levels
Ajuste de Hue/Saturation

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Reflexão da luz

Comece duplicando a camada da bola (tecle Cmd/Ctrl+J ). Posicione-a acima da paisagem e tecle Cmd/Ctrl+Shift+U para tirar sua saturação. Mude o blend da camada para Hard Light e a opacidade para 80%. Em seguida, tecle Cmd/Ctrl+L para ajustar os Levels da camada. Mais uma vez cabe a experimentação. Sugestão de ajuste na imagem. Por fim, use a camada da paisagem como Clipping mask na camada da bola ( Opt/Alt+Clique entre as duas camadas quando o cursor mudar de formato).

2. Aumentando o volume

Duplique a camada recém-criada, mude seu blend para overlay, usa-a como cliping na camada inferior e vá a menu Filter > Other > High Pass . Ajuste seu radius para 100,0 pixels e clique ok. Faça um ajuste de Levels como na imagem. Em uma máscara, elimine o excesso de brilho.

Passo 3
Reprodução
Passo 3
3. Cuidando do excesso de brilho

Crie um grupo (pasta) com as duas camadas cinzas, adicione uma máscara a ela e retire ou amenize todo o brilho que possa interferir na paisagem. Cuidado para não reduzir o volume da bola. Renomeie-a como 'volume'.

4. Preparando a paisagem

Agora, deixe a paisagem invisível e com o ajuste de Hue/Sturation procure deixar o azulado da bola de vidro mais neutro sem deixá-lo cinza. Pode inclusive deixá-lo com uma cor próxima a da predominante na paisagem, em meu caso, azul. Lembre-se de clicar a checkbox colorize.

5. Transparência

Torne a camada da paisagem visível novamente e mude seu blend para soft light . Duplique-a e aplique-a também com clipping mask. Clique então na corrente entre as thumbnails da camada e da máscara para desagrupá-las, selecione a máscara e, com transform, diminua a máscara por cerca de 20%. Se quiser suavizar a transição do degradê da máscara é só adicionar blur a ela. Isso aumentará o volume da bola e suavizará a imagem em seu contorno.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. Brilho interno

Na camada da bola, adicione um inner glow com uma das cores da imagem (experimente algumas). Use a imagem como referência para fazer os ajustes. Isso dará a impressão de que a imagem se reflete dentro da bola de vidro.

7. Dando nomes aos bois

É chegada a hora de arrumar a casa e nomearmos as camadas. Devem haver cinco camadas. Vamos de baixo para cima: 'bola de vidro', 'paisagem 1', 'paisagem 2', 'volume 1', 'volume 2' e a pasta 'volume'.

Vá para a parte 3 ou volte para a parte 1 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.