Nesta etapa, adicionaremos gelo e neve na bola de vidro

A bola de vidro contendo nossa paisagem está pronta, podemos agora passar para os detalhes. Como escolhi uma cena de inverno, vou adicionar um pouco de gelo e neve. Com alguns blend modes e máscaras o trabalho fica simples. Usaremos novamente o filtro spherize.

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão: CS3 à CS5
Recursos : Blend modes, filtro spherize, brush tool, marquee tool, estilos de camadas, clipping masks e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Composição
Auto-expressão
Ajuste de cor
Camadas de ajuste
Ferramentas de transformação

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Um novo planeta

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma camada com o progresso feito até agora. Abra a textura de gelo no vidro e posicione-a no centro da tela de pintura e nela aplique o filtro spherize com amount de 100%. Tecle Cmd/Ctrl+F para repetir o filtro e tecle novamente. Na terceira vez você notará que a imagem se tornou algo semelhante a um planeta. Então com Cmd/Ctrl+T transforme a camada ajustando-a à bola de vidro.

2. Abaixo de zero

Tecle Cmd/Ctrl+Shift+U para remover a saturação da imagem. Faça os ajustes de Levels como na imagem. Mude seu blend para overlay , a opacidade para 80% e use-a como clipping mask . Rotacione-a até conseguir adequá-la à luz refletida na bola. Na sequência, elimine os excessos com uma máscara e um pincel macio. Se quiser, repita o processo com outras texturas.

Passo 2
Reprodução
Passo 2
3. Acendendo as luzes

Crie uma nova pasta e batize-a de luz. Mude seu blend para vivid light e adicione a ela uma máscara com base na bola. Dentro dela coloque uma camada e nessa camada, com um pincel macio, pinte de branco as bordas da bola. Esse processo adicionará luz às áreas pinceladas. Controle a luminosidade através da opacidade da camada.

4. Quebrando tudo

Para adicionar mais textura, vamos adicionar uma rachadura à nossa ilustração. Faça da mesma forma que fizemos para adicionar o gelo (passos 1 e 2). Lembre-se de colocar a imagem da rachadura no lugar certo antes de aplicar o spherize.

5. Neve

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclar o progresso. Vamos roubar um pouco de neve de outra fotografia e colocar por cima da bola de vidro. Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclar o progresso. Então abra a imagem da estátua e roube um pouco de neve. Recorte-a e junte partes para dar forma e posicione-a acima da bola de vidro.

Passo 7
Reprodução
Passo 7
6. Tonalizando

Com a neve devidamente posicionada, devemos adequá-la a coloração da cena. Em qualquer situação devemos adotar esse procedimento, pois assim conseguimos dar mais realismo às cenas que criamos. Você pode usar o ajuste de Hue/Saturation para isso. Uma sugestão de ajuste na imagem.

7. O realismo mora nos detalhes

Agora que está integrada a cena, podemos criar um reflexo no vidro e uma sombra. Use cópias mescladas das camadas de neve (ou do elemento escolhido) e empregue as técnicas já citadas para incorporar esses novos elementos à imagem. Uma sugestão é usar o estilo drop shadow como na imagem.

Vá para a parte 4 ou volte para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.