Nesta etapa vamos trabalhar no fundo da imagem

A figura principal parece bem adiantada, ainda faltam alguns detalhes, mas precisamos trabalhar no fundo para que possamos ter uma boa noção de como compor os elementos finais. Nessa parte, vamos usar parte do fundo original para preservar sua luminosidade.

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão: CS3 à CS5
Recursos: Blend modes,brush tool, marquee tool e máscaras
Imagens : www.sxc.hu

Novas habilidades:
Composição
Auto-expressão
Camadas de ajuste
Ferramentas de transformação

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. O fundo

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma nova camada com o progresso feito até agora e nomeie-a como 'final'. As outras camadas podem ser agrupadas e ocultadas. Então duplique a camada com a bola de vidro original, batize-a como 'original', coloque-a abaixo da bola final alinhando as duas cuidadosamente e mude seu blend para luminosity . Crie uma camada abaixo da bola original, preencha-a com uma cor de seu gosto (usei uma das cores da imagem) e nomeie-a como 'fundo'.

2. Só o necessário

Em uma máscara, suavize as bordas da camada 'original' usando um pincel grande e macio. Procure deixar as luzes e reflexos do fundo. Remova sujeira ou interferências com a healing brush tool ou com a clone stamp tool .

3. Mais contraste

Numa nova camada acima de fundo adicione algumas sombras para criar contraste com a nossa bola da vidro. Use o blend multiply e dê ela o nome de sombra.

Passo 4
Reprodução
Passo 4
4. Luz própria

Para aumentar o destaque da bola de vidro e torná-la mais atrativa, adicione a ela o estilo outer glow . Use o blend vivid light e siga a sugestão de ajuste na imagem. Assim preparamos a composição para os próximos elementos.

5. Controlando a luz

Para controlar a intensidade da luz, faça o seguinte: duplique a camada final, coloque a nova camada ('final copy') dentro de uma pasta mascarada. Remova o efeito da camada 'final' e elimine o excesso de luz editando a máscara da pasta. A disposição das camadas está na imagem.

6. Raios de luz

Duplique agora a camada original da paisagem e coloque-a por cima da camada 'original' com o nome 'paisagem'. Reduza sua opacidade para 50%. Isso criará alguns raios de luz que parecem sair da bola de vidro, caso isso não ocorra, alinhe as circunferências da máscara de 'paisagem' e de 'final'.

Passo 7
Reprodução
Passo 7
7. Terminando o fundo

Para tronar as coisas mais surreais, vamos adicionar um leve reflexo ao fundo. Abra a paisagem usada e coloque uma nova cópia dela entre as camadas 'paisagem' e 'original'. Batize-a de 'reflexo'. Amplie-a de maneira a combinar com a imagem na bola.

8. Profundidade

Agora aplique as técnicas de distorção já citadas à camada 'paisagem'. Use nela o blend overlay e reduza sua opacidade para 20% (experimente outras opções). Em seguida, com auxílio de uma máscara, remova algumas partes de modo a deixar apenas uma sugestão da paisagem ao fundo. Esse reflexo nos dará uma sensação de profundidade que será ressaltada na próxima parte.

Vá para a parte final do tutorial ou volte para a parte 3

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.