Na etapa final, acrescentaremos detalhes como vazamento d'água e flocos de neve

Nessa parte vamos finalizar nossa ilustração. Acrescentaremos detalhes como um vazamento d'água e alguns flocos de neve. Assim terminamos de adicionar profundidade e tornamos a imagem ainda mais curiosa. Os procedimentos continuam sendo bem simples e usaremos muito do já visto nas outras partes.

Essência
Nível: Intermediário
Tempo : 2 horas
Versão: CS3 à CS5
Recursos: Blend modes,brush tool, marquee tool e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Composição
Auto-expressão
Camadas de ajuste
Ferramentas de transformação

Dica: Quando tiver de usar um filtro com a mesma configuração mais de uma vez. Recorra ao comando Last Filter (menu Filter > Last Filter ) ou tecle Cmd/Ctrl+F .

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Água?

Abra a imagem da água e depois de dar um pouco de movimento a ela com warp , altere sua cor para integrá-la à imagem e recorte-a. Use os ajustes de Hue/Saturation e a lasso tool como feito anteriormente.

2. Que água é essa?

Se a água vaza, ela vasa de algum lugar, certo? Certíssimo. Por isso vamos criar agora o efeito de linha d'água dentro da bola de vidro. Abra a imagem da taça de água e repita o mesmo processo usado de mudança de cor, trans formação, recorte com máscaras e blends de camadas.

Passo 2
Reprodução
Passo 2
3. Para terminar a água

Para aumentar o efeito de distorção da água, na camada final, selecione o pico da montanha, tecle Cmd/Ctrl+J e distorça-o um pouco posicionando a base do recorte no centro da elipse de água.

4. Nevasca

Escolha um ponto da neve onde tenha um volume arrendondado, corte-a do monte e faça bolas de neve. Espalhe algumas cópias pela composição. Transforme-as aumentando e rotacionando para que fiquem diferentes umas das outras. São se preocupe com a resolução ao aumentá-las, o desfoque nos ajuda adicionando profundidade de campo.

5. Profundidade

Para dar profundidade de campo selecione alguns flocos de neve e aplique o filtro gaussian blur ( menu Filter > Blur > Gaussian Blur ). Seja coerente quanto ao ponto focal da imagem como um todo.
Use variados ajustes para diferenciar os planos.

Passo 7
Reprodução
Passo 7
6. Movimento de queda

Se os flocos estão caindo, por que não um pouco de movimento borrado. Para essa tarefa use o filtro motion blur (menu Filter > Blur > Motion Blur) . Ajuste o ângulo de acordo com a direção da queda e a distância, com a velocidade. Siga os mesmos critérios do passo anterior.

7. Efeitos de luz

Quando estiver contente com os flocos de neve, pode mesclar as camadas com os flocos de neve e vamos para os toques finais. Opt/Alt+Clique em Create a new layer na paleta de camadas e siga a imagem. Dessa forma criamos uma camada transparente onde adicionaremos os pontos de luz do filtro lens flare (menu Filter > Render > Lens Flare) . Coloque-a acima de todas as camadas com o nome 'luz' e navegue até o filtro indicado.

Escolha o tipo de lente que preferir, posicione-o e clique ok. Repita quantas vezes quiser ou duplique a camada. Use uma camada cinza para cada ponto de luz, assim você pode reposicioná-los caso queira. Pode ser necessário suavizar as bordas da camada. Controle a intensidade da luz ajustando a opacidade da camada 'luz'.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial

Volte para a parte 4 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.