Programas grátis resgatam arquivos apagados da Lixeira do Windows

Perder arquivos sempre é uma situação extremamente chata para qualquer pessoa. É sempre possível recorrer a uma empresa especializada para recuperar os dados, mas esse tipo de serviço geralmente é caro.

Em algumas situações extremas, como quando o disco não é reconhecido e não dá dinal de vida, é necessário recorrer a empresas especializadas. No entanto, se o disco rígido ainda funciona, existem alternativas de programas gratuitos bastante eficazes para recuperar arquivos apagados. A seguir, o iG mostra cinco desses aplicativos.

TestDisk

O TestDisk é um dos poucos programas de recuperação de dados com versões para OSX, Linux e Windows. Seu poder de recuperação vai além de arquivos apagados recentemente. O TestDisk também recupera partições apagadas e MBRs (Master boot record). Esta função desempenha seu papel melhor que a "fixboot" do console de recuperação do Windows.

O lado ruim é o programa que não tem interface gráfica (GUI) em nenhuma de suas versões. Isso acaba por limitar seu apelo apenas para usuários mais avançados. Iniciantes que queiram usar este aplicativo terão que buscar um tutorial na internet com o passo-a-passo dos comandos.

Baixe o Testdisk no Superdownloads

Win Data Recovery

O Win Data Recovery é mais indicado para aqueles arquivos que foram deletados sem querer ou esvaziados da lixeira. Para esta função, ele é extremamente rápido e eficaz. Também oferece suporte para a maioria dos formatos de arquivos, de MP3 até HTML. E possui uma função de pré-visualização dos arquivos a serem recuperados.

Baixe o Win Data Recovery no Superdownloads

Recuva

O Recuva é um ótimo aplicativo para aqueles que deram um SHIFT+Delete em algum arquivo. Sua interface é simples, em português, e o programa foi criado pelos mesmos desenvolvedores do famoso CCleaner. É possível filtrar a recuperação por tipo de arquivo (por exemplo, DOC, PDF etc.). O Recuva não tem uma taxa de sucesso de recuperação muito grande em discos rígidos formatados.

Baixe o Recuva no Superdownloads

EASEUS Data Recovery Wizard Free Edition

Apesar da versão gratuita somente recuperar 1 GB de dados, o EASEUS é um ótimo aplicativo. Um upgrade pago pode ser feito para liberar novas funções. Um diferencial deste programa é a capacidade de recuperar arquivos em discos dinâmicos, sistemas de arquivos do Linux pelo Windows e dados em RAID.

Baixe o Easeus Data Recovery no Superdownloads

PC Inspector File Recovery

Apesar de lento na recuperação, o PC Inspector File Recovery é um bom aplicativo. Sua interface não é tão amigável quanto à de alguns concorrentes. Seu forte está na possibilidade de recuperar arquivos em diferentes tipos de sistema de arquivos (FAT 16, FAT 32 e NTFS). Uma função que merece destaque é a de poder salvar os dados recuperados em drives de rede, caso o usuário não tenha um HD externo ou espaço no disco rígido dos dados apagados.

Baixe o PC Inspector File Recovery no Superdownloads

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.