Assista a filmes e jogos com uma fidelidade maior de imagem

Em prateleiras de lojas de tecnologia, um olhar mais atento consegue detectar diferenças entre imagens de monitores, mesmo quando são do mesmo modelo. Essa diferença pode ocorrer por questões de calibração.

Ela é fundamental para os profissionais que lidam com edição de vídeos e fotos. Contudo, o usuário doméstico também pode se beneficiar ao ajustar seu monitor. Afinal, todo mundo quer ver a imagem o mais próximo possível da imagem produzida originalmente.

A análise do estado atual de uma tela pode ser feita de duas formas, por hardware ou por software. O usuário avançado pode se beneficiar com uma maior precisão, ao usar um hardware de calibração de tela (como o LaCie Blue Eye). Mas para a maioria das pessoas, um ajuste por meio de software já é suficiente para melhorar a imagem. Confira duas formas de fazer a calibração do monitor.

Windows 7

O Windows 7 conta com um recurso nativo para calibração, chamado "Calibrar cores do vídeo". Ele tem instruções fáceis de seguir e é uma ótima opção para o usuário comum, mesmo com poucas opções de ajustes finos.

Windows 7 tem ferramenta simples de calibragem
Reprodução
Windows 7 tem ferramenta simples de calibragem


Antes de ativar o programa, volte a configuração do monitor para o padrão de fábrica (vide manual do fabricante). Para iniciar o procedimento faça o seguinte:

Abra o menu "Iniciar";Vá para o "Painel de controle";Clique em "Vídeo";Selecione "Calibrar cor" no menu vertical do canto esquerdo;Clique em "Avançar" e faça os ajustes conforme indicado nas instruções.

The Lagom LCD monitor test pages

Apesar de o nome sugerir que se trata de um testador de monitores de LCD, ele também serve para os de LED. O " Langom LCD monitor test " faz uma calibragem detalhada do monitor por meio de uma série de páginas da web. É possível também clicar em "Single-page", no canto superior direito, para que todos os testes sejam exibidos em uma única página.

Alguns exemplos de ajustes oferecidos são contraste, nitidez, gamma, níveis de preto e saturação de branco. Além disto, é possível obter informações complexas sobre tempos de resposta e ângulos de visão suportados pelo monitor.

O desenvolvedor ainda oferece um arquivo ZIP que contem as imagens dos testes. Com elas num pen-drive, fica fácil testar qualquer monitor em exposição numa loja. E para aqueles que não entendem inglês basta colocar o endereço da página num tradutor online (ex.: Babel Fish ou Google Tradutor).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.