Conheça 5 aplicativos que adicionam o botão de acesso ao menu "Iniciar" na tela inicial do novo sistema operacional da Microsoft

Ao abandonar completamente o visual clássico do Windows, a nova interface do Windows 8 dividiu opiniões. Alguns usuários aprovaram a modernização do visual, enquanto outros acharam a nova interface confusa.

LEIA TAMBÉM:
Veja 8 dicas para Windows 8

Um das maiores queixas desse grupo é a ausência do botão Iniciar, um recurso clássico do Windows. Nos dispositivos com tela sensível ao toque, este recurso pode até ser dispensável. Já em computadores que dependem de mouse, o bom e velho menu "Iniciar" faz uma enorme falta. A Microsoft deve devolver o botão Iniciar ao Windows na próxima atualização, mas ela só deve chegar daqui a alguns meses.

Quem não quer esperar pode conferir essa lista com cinco aplicativos que trazem de volta o botão "Iniciar" ao Windows 8. Confira:

StartMenu8

Para quem busca refinamento visual, o StartMenu8 talvez não seja a opção ideal. Sua interface lembra uma mistura dos antigos Linux com Windows XP. Porém, o aplicativo traz de volta de forma satisfatória a função do menu "Iniciar".

Existem seis opções de ícones de botão "Iniciar" para o usuário escolher. O StartMenu8 permite que a área de trabalho seja carregada logo após a inicialização do Windows 8. Os comandos de canto (hot corners) também podem ser desabilitados.

No canto direito do menu "Iniciar" é possível inserir ou remover atalhos de aplicativos. No entanto, aplicativos específicos para o Windows 8 não podem ser acessados.

Baixe o StarMenu8

Pokki

Para quem deseja ir um pouco além do tradicional menu "Iniciar", o Pokki surge como uma ótima opção. O aplicativo combina o melhor da interface antiga do Windows com a da nova versão.

Existe uma área em que os aplicativos mais utilizados podem ser fixados facilmente. Basta clicar no ícone de um estrela que surge ao lado do ícone do aplicativo escolhido. Neste mesmo local, podem ser adicionados widgets do Gmail ou Facebook.

A caixa de procura funciona perfeitamente na hora de encontrar um aplicativo, pasta ou arquivo. Todas as opções de desligar estão presentes. Existe uma opção que desabilita os cantos com comandos (hot corners). E, por padrão, o Pokki carrega o Windows 8 diretamente para a área de trabalho.

Baixe o Pokki

Power8

Uma característica interessante do Power8 é a de não agrupar as opções de encerramento do Windows (ex.: reiniciar, desligar, suspender, etc...). A vantagem disto fica clara no rápido acesso a qualquer uma das opções. Porém, isto ocupa muito espaço da interface do aplicativo que poderia ser usado para exibir outros recursos.

Infelizmente, a opção "Todos os programas" para a exibição dos programas instalados não existe. O campo de procura é a única forma de encontrar um aplicativo instalado. Os resultados das buscas podem ser fixados conforme desejado. Para isto, basta clicar no ícone de alfinete ao lado dos resultados exibidos.

Baixe o Power8

Start8

Apesar de ser pago, o Start8 vale cada centavo para quem busca algo mais bem acabado. As pessoas podem testá-lo por 30 dias, antes de ter que comprá-lo.

As funções são parecidas com alguns de seus concorrentes, mas este aplicativo funciona de forma mais harmônica. Sem contar, que visualmente é o mais agradável de todos.

Um recurso curioso é que a interface Metro pode virar um menu, em vez de ser exibida em tela cheia. Mas, para quem instala este tipo de aplicativo, a última coisa que a pessoa quer ver é a nova interface do Windows 8.

O nível de personalização do Start8 é incrível. Os cantos com comandos podem ser desabilitados e a inicialização pode ser definida para ir direto para a área de trabalho. E para os que buscam por funcionalidades bem específicas, o botão "Iniciar" pode ser configurado com diferentes formas de interação com a área de trabalho.

Baixe o Start8

Classic Shell

Originalmente, o Classic Shell foi desenvolvido para enriquecer o Windows Vista. A versão mais atual se tornou um aplicativo para adicionar o menu "Iniciar" no Windows 8.

A aparência do menu pode ser escolhida conforme o gosto de cada pessoa. As opções visuais são as do Windows 98, XP ou Vista/7. A disposição dos botões de itens recentes, campo de busca e executar são bem familiares aos usuários.

Como a maioria dos outros aplicativos, existe a opção para o Windows 8 iniciar diretamente na área de trabalho e ocultar o Metro. O Classic Shell fornece barras de ferramentas e de status aprimoradas para Internet Explorer e o Windows Explorer. Praticamente, todas as funções podem ser habilitadas ou desabilitadas conforme a vontade do usuário.

Baixe o Classic Shell

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.