Estudo da Parks Associates mostra que funções avançadas do assistente pessoal da Apple são pouco exploradas pelos usuários

Os donos do iPhone 4S, versão mais recente do smartphone da Apple, são os únicos que podem usar o aplicativo Siri, de assistente pessoal, já que a fabricante ainda não colocou o aplicativo em outros produtos, como o iPad. De acordo com estudo da consultoria Parks Associates, publicado pelo jornal The Wall Street Journal , a maioria dos usuários do iPhone 4S (87%) usam o Siri pelo menos uma vez por mês.

Siri, novo aplicativo do iPhone 4S, é usado por 87% dos usuários entrevistados
Getty Images
Siri, novo aplicativo do iPhone 4S, é usado por 87% dos usuários entrevistados
Contudo, apesar de o aplicativo ser um dos maiores atrativos do iPhone 4S , as pessoas ainda usam apenas funções básicas, como fazer uma ligação ou enviar uma mensagem de texto (SMS) com o uso de comandos de voz. A tecnologia permite também agendar reuniões, fazer reservas em restaurante, buscas na web e até mesmo programar o alarme.

Segundo a Parks, as atividades mais populares realizadas com o auxílio do aplicativo mostram que o comportamento dos usuários no Siri tende a "espelhar" o uso dos aparelhos comuns.

O uso do Siri para outras atividades, como enviar um e-mail ou tocar uma música por meio do iPod, no entanto, ainda são pouco usados. O estudo mostra que 32% dos entrevistados nunca usou o Siri para escutar música, 35% nunca agendou uma reunião por meio do aplicativo e 30% afirmam que nunca usaram o Siri para enviar um e-mail. Os motivos para o baixo nível de uso do aplicativo para estas funções está nas restrições técnicas do reconhecimento de voz, que exige silêncio absoluto para funcionar, além de muitas vezes não compreender diferenças de sotaque.

O estudo mostra que 55% dos usuários do iPhone 4S entrevistados estão satisfeitos com o Siri, 9% se declaram insatisfeitos e os outros 36% se dizem "divididos". Para fazer a pesquisa, a Parks entrevistou 482 donos de iPhones 4S nos Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.