Estudo mostra que insatisfação aumentou entre os usuários de dispositivos que suportam 4G, devido à escassez de sinal

Conforme os smartphones apresentam recursos mais avançados, a insatisfação dos consumidores com a bateria do aparelho aumenta, de acordo com novo estudo da consultoria J. D. Power. Dados colhidos no segundo semestre de 2011 mostram que a bateria é o item que deixa os consumidores menos satisfeitos, principalmente quando demanda que o aparelho seja recarregado durante o período de maior uso. O índice de satisfação com a bateria, segundo a J. D. Power, caiu de 6,9 para 6,7 (em uma escala de 10) em seis meses.

LEIA TAMBÉM:
10 dicas para economizar a bateria do smartphone
Celular indiano chega ao Brasil com bateria de longa duração

Usuários de smartphones se decepcionam com bateria, diz estudo
Getty Images
Usuários de smartphones se decepcionam com bateria, diz estudo
Um dos motivos da queda na satisfação dos usuários com a bateria dos smartphones é a chegada de dispositivos que suportam redes de telefonia celular de quarta geração (4G ou LTE).

Como essas redes são escassas, mesmo nos Estados Unidos, os aparelhos consomem muita energia para localizar o sinal, o que faz a bateria acabar mais rápido. Segundo a J. D. Power, o índice de satisfação dos clientes que compraram celulares 4G é ainda menor, 6,1 na escala de 10.

De acordo com Kirk Parsons, diretor de serviços wireless da J. D. Power, a satisfação com a bateria do aparelho é um dos fatores que mais influenciam a escolha da mesma marca na hora da troca do aparelho. O estudo mostra que cerca de 25% dos usuários de smartphones 4G entrevistados afirmaram estar "muito satisfeitos" com a autonomia de bateria do aparelho e que, por conta disso, pretendiam comprar outro aparelho da mesma marca no futuro.

Para fazer o estudo, a consultoria entrevistou 7.080 donos de smartphones e 8.335 usuários de celulares comuns nos Estados Unidos, no período entre julho e dezembro de 2011.

Apple e HTC são as mais populares

De acordo com o estudo, a Apple ficou em primeiro lugar entre as marcas de celulares com maior índice de satisfação dos consumidores. Trata-se da sétima vez que a marca fica no topo do ranking da J. D. Power. A japonesa HTC ficou em segundo lugar, com índice um pouco abaixo da primeira colocada. Para atribuir o índice à fabricante, a consultoria analisa as respostas dos consumidores em diversos itens. A Apple se destacou nos quesitos "Recursos" e "Facilidade de uso". LG, Sony Ericsson e Samsung também aparecem no ranking de satisfação dos consumidores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.