Roupas possuem micro antenas com alcance quatro vezes maior que as usadas pelo exército americano

Detalhe dos transmissores instalados em roupas Imagem
Psyorg
Detalhe dos transmissores instalados em roupas Imagem
Por Guilherme Abati

Cientistas vinculados a Ohio State University, nos Estados Unidos, estão trabalhando em um projeto que criará roupas com potentes antenas usando filme plástico e fibras metálicas.

De acordo com o site Psysorg , os cientistas desenvolveram um novo tipo de antena com um alcance quatro vezes maior que as antenas usadas atualmente pelo exército americano.

“O objetivo primário do projeto é aumentar a confiança nas comunicações e na mobilidade dos soldados”, afirma a pesquisadora e professora de engenharia computacional, Chi-Chih Chen.

A tecnologia criada consiste de elementos já usados previamente em equipamentos semelhantes, e os reorganiza de forma mais eficaz, adicionando dispositivos mais eficientes de controle por computador, que fazem com que múltiplas antenas trabalhem em conjunto em apenas uma peça de roupa.

O resultado é um sistema de comunicação que recebe sinais de diversas fontes e também envia para múltiplas localidades, podendo até atravessar grossos obstáculos, como paredes de prédios. Em testes realizados em laboratório, o sistema experimental de antenas atingiu um nível de alcance superior ao do sistema usado pelos militares atualmente no Iraque.

Segundo o TG Daily , apesar dos experimentos terem uma clara finalidade militar, os pesquisadores esperam que a nova tecnologia também possa ser utilizada por policiais, bombeiros e astronautas e também resultar em melhorias para a comunicação civil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.