Relógio de pulso do futuro funciona integrado com iPhone e Android

Empreendedores criaram Pebble em apenas seis meses e já arrecadaram quase R$ 20 milhões para financiar produção

Claudia Tozetto, iG São Paulo |

Dois empreendedores do Vale do Silício, nos Estados Unidos, criaram um relógio de pulso que funciona integrado com o iPhone e smartphones com o sistema operacional Android. Chamado de Pebble (pequena pedra esculpida pela água, em inglês), o novo relógio tem design elegante e permite ver notificações e controlar o smartphone por meio de sua tela de 1,26 polegada. Os dois aparelhos se mantêm sincronizados por meio de uma conexão Bluetooth.

A proposta do novo produto fez tanto sucesso que, quatro meses antes de entregar as primeiras unidades, os criadores do Pebble, Andrew Witte e Eric Migicovsky, já receberam encomendas de 85 mil Pebbles pela internet. "Nós estávamos tentando arranjar dinheiro para fabricar mil Pebbles, mas a demanda nos obrigará a produzir muito mais. Aumentar a escala de fabricação é o maior desafio", disse Rahul Bhagat, diretor de operações da Pebble Technology, ao iG .

Os fundadores da empresa começaram a desenvolver o Pebble em setembro de 2011. O projeto começou depois que a Apple liberou a versão 5 do iOS. "Na nova versão, o iOS passou a permitir que outros dispositivos 'rodassem' um aplicativo em segundo plano no iPhone", diz Bhagat. A explosão de vendas de dispositivos com Android, sistema que também oferece o recurso, foi o impulso final para que Witte e Migicovsky investissem no Pebble.

Quando o produto ficou pronto, no início de 2012, os fundadores decidiram buscar dinheiro com doadores para viabilizar a produção. Eles cadastraram o Pebble no site Kickstarter, plataforma usada para arrecadar fundos para projetos, há cerca de um mês. A meta inicial era de arrecadar cerca de R$ 199 mil (US$ 100 mil) em 30 dias, o suficiente para colocar as primeiras unidades do produto no mercado.

Hoje (18), os fundadores do Pebble recebem o dinheiro arrecadado, só que em uma quantidade muito superior a que imaginavam: em 30 dias, eles conseguiram mais de R$ 19 milhões (US$ 10 milhões) com a ajuda de 68,5 mil doadores. Para Bhagat, o sucesso do produto é fruto de uma aposta inovadora. "Vestir tecnologia torna muito mais simples o dia a dia das pessoas", diz Bhagat. "Agora temos dinheiro para desenvolver novas versões do Pebble no futuro."

Um relógio de pulso conectado

Para usar o Pebble, o usuário do iPhone ou smartphone com Android precisa baixar um aplicativo por meio da loja oficial. Este aplicativo rodará em segundo plano e importará notificações, atualizações e a base de código necessária para interagir com outros aplicativos instalados no smartphone, como de controle de atividades físicas ou tocadores de MP3. Confira no vídeo abaixo (em inglês) como o Pebble funciona:

O kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK) do Pebble ainda não está pronto, mas Bhagat afirma que um simulador será lançado em agosto. A partir de então, qualquer desenvolvedor poderá criar aplicativos para smartphones que funcionem integrados com o Pebble. Eles serão oferecidos por meio de uma loja de aplicativos própria, chamada Watchapp Store - ela pode ser acessadas por meio do próprio aplicativo do Pebble para iPhone e Android.

O produto, no entanto, não suporta aplicações com gráficos complexos, já que usa tela com tecnologia de tinta eletrônica (e-ink, a mesma usada na tela do e-reader Kindle, da Amazon) e exibe imagens apenas em preto e branco. Os aplicativos podem receber dados por meio do smartphone, mas também poderão enviar dados diretamente para a web. O produto possui acelerômetro, que pode fornecer dados para os aplicativos criados. No caso do GPS, o relógio de pulso importa os dados do smartphone.

De acordo com Bhagat, o Pebble será vendido por meio de uma loja online própria e em lojas físicas e virtuais de parceiros, mas a estratégia de distribuição do produto ainda não está 100% definida. "Temos que cumprir as encomendar acordadas por meio do Kickstarter, para depois começarmos a vender mais unidades do produto." Ao chegar às lojas dos EUA no final de 2012, o Pebble deve custar cerca de R$ 300 (US$ 150).

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