Veja cinco novos programas para celular que permitem acessar serviços e consultar informações do governo, como postos de saúde e a restituição do imposto de renda

Com mais informações públicas disponíveis como resultado da Lei da Transparência e da Lei de Acesso à Informação, alguns desenvolvedores começaram a criar aplicativos que usam informações de bancos de dados públicos. Veja alguns dos aplicativos selecionados pelo iG que chegaram recentemente às lojas dos fabricantes de smartphones e tablets:

Rio Saúde (iPhone)

O aplicativo permite localizar postos de saúde e hospitais da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Com base no banco de dados da cidade, o usuário pode localizar as unidades mais próximas, além de verificar o endereço e telefone. Por meio de uma integração com o Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, o aplicativo também busca unidades de saúde, de acordo com a especialidade e aparelhagem médica.

LEIA TAMBÉM:
Novos aplicativos usam dados públicos para facilitar a vida do cidadão
Como ganhar dinheiro com aplicativos para iPhone e Android

Aplicativo Rio Saúde mostra hospitais e postos de saúde mais próximos
Reprodução
Aplicativo Rio Saúde mostra hospitais e postos de saúde mais próximos

Um dos destaques fica por conta de um sistema interno de avaliação, que permite que os usuários deem uma nota, de uma a cinco estrelas, para as unidades de saúde que já utilizou. Por meio de uma integração com o Facebook, o dono do iPhone também consegue compartilhar informações sobre hospitais e postos de saúde com os amigos. Em breve, o aplicativo ganhará versão para Android.

Baixe o Rio Saúde na App Store

Infraero Voos Online (iPhone e Android)

Desenvolvido pela Agência Click a pedido da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o aplicativo permite consultar o status de voos de 50 aeroportos brasileiros. Com o auxílio do recurso de geolocalização, ele indica a distância entre o usuário e o aeroporto indicado. Se o usuário viaja sempre no mesmo voo pode indicar o número do voo como favorito para facilitar o acesso ao status.

O aplicativo mostra, ainda, a previsão do tempo na cidade de destino e funciona integrado com redes sociais, como Facebook e Twitter, além de permitir que o internauta compartilhe as informações do voo também por meio de mensagem de texto (SMS). Desde julho de 2012, o aplicativo possui uma versão para aparelhos com o sistema operacional Android.

Baixe o Voos Online na App Store e no Google Play

Pessoa Física (iPhone e Android)

A Receita Federal liberou um aplicativo para consultar o status da declaração de imposto de renda de pessoa física. Por meio do aplicativo, é possível informar número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e consultar se a restituição do imposto está disponível.

Aplicativo da Receita Federal permite consultar pagamento da restituição do Imposto de Renda
Reprodução
Aplicativo da Receita Federal permite consultar pagamento da restituição do Imposto de Renda

Além da consulta à restituição, o internauta pode também verificar a situação de seu CPF. O aplicativo foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e também possui informações sobre como declarar o imposto de renda.

Baixe o Pessoa Física no Google Play e na App Store

Rio de Bicicleta (Android)

Desenvolvido em 2012, o aplicativo combina informações colhidas pela organização não-governamental Transporte Ativo, além de mapas e informações do governo municipal. Ele permite que o usuário acesse informações sobre todas as ciclovias do Rio de Janeiro, assim como locais para conserto, estacionamentos de bicicletas e até chuveirões públicos em operação na cidade.

Todas as informações disponibilizadas são confirmadas pela equipe da Transporte Ativo, o que reduz o risco de erros. Depois de selecionar um tipo de via para andar de bicicleta, o aplicativo mostra um mapa com a rota para o usuário. O aplicativo funciona em aparelho com qualquer versão do sistema operacional do Google, o que permite o uso por um amplo grupo de usuários.

Baixe o Rio de Bicicleta no Google Play

Obras do PAC (iPhone e Android - em breve)

O novo aplicativo, que chegará nas lojas de aplicativos em breve, permite acessar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por Estado e município, além de verificar o valor da obra e estágio atual das obras. O programa usa dados disponibilizados pelo governo federal por meio do portal de dados abertos.

Não precisa anotar quer ser guia de endereços e telefones do Rio de Janeiro
Reprodução
Não precisa anotar quer ser guia de endereços e telefones do Rio de Janeiro

É possível ver em um mapa as obras do PAC em andamento por todo o País, além de consultar as empresas que executam a obra, o investimento e previsão de término da obra. As informações podem ser cruzadas pelo próprio usuário ao utilizar o aplicativo. É possível acessar os dados na página oficial do aplicativo na web.

Não precisa anotar (Android)

Disponível para Android e em breve para iPhone e Windows Phone, o aplicativo permite acessar informações da cidade do Rio de Janeiro, como telefones de serviços de emergência, empresas de táxi, ônibus, metrô, pontos turísticos, hoteis e pousadas e teatros, além de pontos de reciclagem.

Além de usar dados da prefeitura do Rio de Janeiro, o serviço permite que os cidadãos cadastrem pontos de interesse por meio do site , que serão posteriormente incluídos no aplicativo. Até o momento, mais de mil usuários já baixaram o aplicativo por meio do Google Play.

Baixe o Não precisa anotar no Google Play

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.