Apple e Samsung estão entre as empresas que lançaram produtos de destaque

2012 foi o ano em que os smartphones Android evoluíram e a Apple jogou na defensiva, com o iPhone 5 e o iPad Mini. Foi também o ano em que a Microsoft e o Google resolveram entrar para valer no mercado de tablets, com os aparelhso Nexus 7 e Surface. A seguir, você confere os 10 lançamentos mais importantes do ano.

Retrospectiva iG: Vote nos melhores de 2012

Galaxy S III - O aparelho da Samsung mostrou todo o potencial do Android e trouxe alguns recursos inovadores, como a câmera frontal que detecta o olhar do usuário. Veja análise do Galaxy S III .

Google Glass - Os óculos inteligentes do Google só chegam ao mercado no ano que vem, mas alguns desenvolvedores já estão com eles em mãos. Os óculos podem tirar fotos e exibir informações em uma discreta lente. Saiba mais sobre o Google Glass .

iPad Mini - Ao perceber o sucesso de tablets de 7 polegadas, a Apple entrou nesse mercado com o iPad Mini. O aparelho não trouxe nenhum recurso inovador, mas repete a elegência do iPad. Saiba mais sobre o iPad Mini .

iPhone 5 - Com a concorrência cada vez maior de aparelhos com Android, a Apple precisava de uma resposta a altura. E ela veio com o iPhone 5, que tem tela maior e é mais rápido que seu antecessor. Leia a análise do iPhone 5 .

Nexus 4 - O mais novo aparelho da linha Nexus é fabricado pela LG e está esgotado nas lojas neste fim de ano. Saiba mais sobre o Nexus 4 .

Nexus 7 - O tablet projetado pelo Google e fabricado pela Asus aqueceu o mercado de aparelhos com telas de 7 polegadas. No fim do ano, ganhou uma versão com tela de 10 polegadas. Veja análise do Nexus 7 .

Razr Maxx - Enquanto a maioria das empresas aposta em processadores mais rápidos e câmeras melhores, a Motorola resolveu focar em um dos pontos que mais incomoda os usuários de smartphone: a bateria. O resultado compensou. Os aparelhos da linha Maxx têm baterias que duram duas e até três vezes mais do que aparelhos similares.

Surface - Criado pela Microsoft, o Surface representa a visão da empresa para os tablets com sistema Windows 8. Ele tem como destaque uma capa que também funciona como teclado. Leia análise do Surface .

TVs que ouvem e enxergam - LG e Samsgung lançaram no mercado este ano suas primeiras TVs que entendem comandos de voz e de gestos. É uma aposta que deve mudar a experiência de lidar com TVs nos próximos anos. Veja análise de TV inteligente da Samsung .

Yoga - Com a chegada do Windows 8,  fabricantes de hardware criaram vários modelos híbridos de tablets e notebooks. Um dos mais sofisticados é o Yoga, da Lenovo, que tem tela que gira 360 graus sobre o eixo. Veja análise do Yoga .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.