Desafio de trazer escritório do serviço de blogs para o Brasil fez Gina Gotthilf adiar sonho de conhecer novas culturas

Após sete anos nos Estados Unidos, a brasileira Gina Gotthilf, 25, decidiu deixar as grandes marcas que atendia como estrategista de mídias sociais na agência Attention, em Nova York, para voltar para a casa dos pais, no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP), em novembro de 2011. O motivo para largar a vida construída nos EUA foi a realização de um sonho: dar a volta ao mundo. “Eu queria ser fluente em chinês”, diz Gina, sobre o primeiro destino da viagem.

LEIA TAMBÉM:
6 recursos essenciais do Tumblr
Brasileiros passam mais tempo no Tumblr do que a média mundial
Primeiro brasileiro a trabalhar no Facebook recruta compatriotas
Brasileiro criador do Instagram conta a história do aplicativo

Ao chegar ao Brasil, Gina organizou o roteiro e comprou a passagem de avião para 8 de fevereiro. Uma semana antes de embarcar, ela ainda não sabia que a viagem estava prestes a ser cancelada por conta de um convite inesperado: assumir o cargo de gerente de internacionalização do Tumblr, serviço que reúne 4 milhões de blogs só no Brasil.

Recém-chegada ao Brasil após sete anos nos EUA, Gina assumiu operação local do Tumblr
Greg Salibian
Recém-chegada ao Brasil após sete anos nos EUA, Gina assumiu operação local do Tumblr

A proposta foi feita por Mark Coatney, diretor de mídia do Tumblr, durante uma visita ao Brasil no início de fevereiro. Ele já conhecia Gina há algum tempo, pois os dois haviam trabalhado juntos na criação de uma campanha publicitária no Tumblr. “Ele me ligou e pediu que eu o ajudasse a organizar o MeetUp em São Paulo e no Rio de Janeiro no início do mês”, diz Gina, sobre o encontro de blogueiros do Tumblr, já tradicional nos EUA.

No final da semana, Coatney pediu para Gina continuar a trabalhar com o Tumblr, a partir do Brasil. “Não deu para recusar. Eu gosto muito da plataforma e depois talvez seja possível fazer o mesmo trabalho com outras comunidades do Tumblr”, diz Gina, que mantém um blog no serviço desde 2009.

Pesquisa de campo

Ainda sem escritório no País, Gina trabalha em casa ou em lan houses, mas a maior parte do trabalho é de campo. “Eles querem entender a comunidade de usuários no Brasil e ajustar o serviço a ela”, diz Gina. O primeiro passo, segundo ela, será traduzir o serviço para o português, o que ainda não tem data definida, mas deve acontecer em breve.

Nas primeiras semanas de trabalho, Gina visitou a Campus Party para conhecer melhor os usuários do serviço e palestrou no Social Media Week, evento de mídias sociais realizado em São Paulo. “Aconteceu tudo muito rápido. Como o Brasil é o primeiro país em que o Tumblr faz este trabalho, ainda estamos nos ajustando”, diz Gina, que ainda esquece algumas palavras em português, depois do longo período no exterior.

Segundo Gina, os anos de estudo sobre filosofia e neurociência, ambos parte de sua graduação na Universidade Brandeis, em Boston (EUA), estão ajudando no trabalho com o Tumblr. “Apesar de a área que eu estudei não ter a ver com mídias sociais, ela me ajuda a construir um pensamento mais coerente. A neurociência me ajuda a ser mais flexível com culturas diferentes”, diz Gina. A executiva se considera “geek” desde a adolescência, quando era fã do game “The legend of Zelda” e usuária ativa do serviço de mensagens instantâneas ICQ.

Desenvolver e engajar

Como gerente do Tumblr no Brasil, Gina tem o desafio de engajar mais a comunidade que, segundo ela, ainda usa pouco as ferramentas oferecidas pelo serviço. Apesar disso, o Brasil se tornou a segunda comunidade mais importante para o Tumblr. “Cerca de 13% de todo o tráfego de dados do site vem do Brasil”, diz Gina. Os brasileiros também são os usuários que passam mais tempo conectados ao site , acima da média mundial. O total de usuários no País também apresentou o maior crescimento do mundo nos últimos anos: mais de 600%.

Nos próximos meses, Gina receberá outros executivos do Tumblr no Brasil, entre eles David Karp, engenheiro que fundou o Tumblr em 2007. Em meio às reuniões de negócios no País, ela o acompanhará em uma viagem à cidade de Curitiba (Paraná), onde aconteceu o maior MeetUp de todo o mundo no ano passado. “Cerca de 500 usuários do serviço se reuniram lá e queremos conhecê-los”, diz Gina.

Além de engajar a comunidade, Gina terá pela frente a tarefa de estruturar o primeiro escritório do Tumblr no Brasil até o final de 2012, o primeiro fora dos EUA. Ela ainda não dá detalhes sobre a localização do escritório no País, nem quantas pessoas pretende contratar. Se fizer um bom trabalho por aqui, Gina pode ter a chance de replicar a estratégia de internacionalização do serviço em outros países.

O sonho de dar a volta ao mundo, interrompido pela nova oportunidade profissional, está suspenso por enquanto. “A vontade de conhecer o mundo sempre existirá e um dia vou retomar os planos da viagem, mas ainda não sei quando isso acontecerá”, diz Gina.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.