Confira o que é preciso fazer para apagar o perfil nas redes sociais após a morte de um parente ou amigo

Ao perder um amigo ou parente, internautas enfrentam dificuldades para cancelar os perfis de quem faleceu nas redes sociais. A exclusão do perfil, contudo, é um procedimento simples e a maioria das redes sociais populares oferece recursos online, como formulários, que permitem solicitar a retirada de um perfil do ar. Veja abaixo como fazer isso em cada uma das redes sociais:

Twitter
Para solicitar a exclusão do perfil, é preciso enviar um e-mail para privacy@twitter.com com nome completo, e-mail, grau de parentesco com o usuário falecido, nome de usuário da conta a ser excluída no Twitter e um link de uma notícia sobre a morte ou cópia do atestado de óbito. O Twitter não envia os dados de acesso à conta para parentes e amigos.

LEIA TAMBÉM:
O que acontece com o perfil na rede social após a morte?
Serviços online ajudam a manter a vida digital após a morte

Facebook
Para excluir o perfil, o internauta deve acessar um formulário online e informar seu nome completo e e-mail (e também do usuário falecido), link do perfil, grau de parentesco e um atestado de óbito. O Facebook também oferece a opção de transformar o perfil em um memorial e bloqueia qualquer tentativa de acesso ao perfil. Para isso, é preciso preencher outro formulário online .

Orkut
Para remover o perfil de uma pessoa falecida, o Orkut também oferece um formulário . Por meio dele, é necessário informar o nome completo e link do perfil a ser excluído, bem como uma cópia do atestado de óbito para comprovar o motivo da requisição.

Google+
Ao contrário do Orkut, o Google não oferece um formulário para excluir perfis de falecidos no Google+. De acordo com a empresa, o perfil é excluído automaticamente após nove meses de inatividade. Caso a pessoa tenha o nome de usuário e senha da pessoa que morreu, pode acessar a conta e excluir o perfil, por meio das configurações de conta.

LinkedIn
Para solicitar a exclusão de um perfil no site, é preciso preencher um formulário (em inglês), com as informações sobre a pessoa que faleceu, além de grau de relacionamento. É preciso assinar o formulário e enviar anexado a uma mensagem por meio do centro de ajuda do site.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.