Conheça os recursos que, provavelmente, farão parte da nova versão do smartphone de maior sucesso em todo o mundo

Esperado para o final de setembro ou início de outubro , o iPhone 5, nova versão do smartphone da Apple, já está na lista de próximas compras de muitos aficionados por tecnologia. Conforme a data de lançamento fica mais próxima, os rumores sobre os novos recursos e funcionalidades do aparelho aumentam. Espera-se que o aparelho seja anunciado até o fim deste mês.

O novo aparelho tem a responsabilidade de superar o iPhone 4, maior sucesso de vendas da história da Apple . Após três dias do lançamento, Steve Jobs, ex-CEO da Apple, anunciou que a Apple já havia vendido 1,7 milhão de unidades do aparelho. No mesmo período, o iPhone 3GS alcançou 1 milhão de unidades vendidas.

Além disso, trata-se do primeiro aparelho lançado pela Apple após Steve Jobs deixar a liderança da empresa devido a problemas de saúde – a partir de agora ele será presidente do conselho de administração. Ele já estava em licença médica desde o início de janeiro, mas apareceu para anunciar o serviço iCloud e a nova versão do iOS 5 , sistema operacional para dispositivos móveis. Confira este e outros recursos que devem fazer parte do iPhone 5:

Em sua última aparição pública como CEO da Apple, Steve Jobs apresentou o iOS 5 e outros serviços
Getty Images
Em sua última aparição pública como CEO da Apple, Steve Jobs apresentou o iOS 5 e outros serviços
iOS 5

O iPhone 5 chegará às lojas com a nova versão do sistema operacional da Apple, que traz diversas novidades, como a integração com o Twitter . Será possível compartilhar fotos, por exemplo, direto do aplicativo de câmera. O sistema também ganhará uma central de notificações, como a do Android, acessível ao deslizar a tela para baixo.

Qual recurso, dentre os que fazem parte dos últimos rumores, não pode faltar no iPhone 5? Opine no fórum.

A câmera do aparelho também ganhou novos recursos de edição, de forma similar aos aplicativos Instagram e Camera+. O botão de volume também terá a função de câmera fotográfica, pedido antigo dos usuários. A Apple passará a enviar as atualizações de software diretamente para o aparelho, sem a necessidade de acessar o iTunes.

O sistema apresenta um novo recurso de mensagens, que funciona apenas entre dispositivos com iOS. Será possível conversar e enviar fotos para um grupo de pessoas e trocar de iPhone para iPad no meio de uma conversa.

Chip do iPhone 5 pode ser o mesmo usado no iPad 2
Getty Images
Chip do iPhone 5 pode ser o mesmo usado no iPad 2
Chip maior e mais rápido

A Apple ainda não confirmou, mas é possível que o novo iPhone venha com processador A5 , o mesmo usado no iPad 2. Com 1 GHz, o chip de dois núcleos permitirá que o aparelho funcione de forma mais rápida e melhore a experiência dos usuários ao jogar games.

O uso do processador no smartphone, no entanto, pode ter atrasado o desenvolvimento do novo iPhone. Segundo blogs especializados em tecnologia, o uso de um processador maior que o A4 em um espaço menor (é provável que o iPhone 5 seja mais fino), pode ter causado superaquecimento , problema que a Apple tenta resolver.

Câmera de 8 megapixels

Um dos recursos mais esperados pelos usuários é a câmera fotográfica com melhor qualidade – rumores apontam que ela teria 8 megapixels . Como no iPhone 4, a câmera traseira terá flash de LED e será acompanhada por uma câmera frontal, de resolução menor, para videochamadas.

Segundo blogs especializados, há ainda a possibilidade de a Apple trocar o fabricante da câmera integrada do iPhone. A Sony, fabricante das câmeras, poderia substituir a OmniVision , atual fabricante das câmeras usadas no iPhone e iPad. A Apple, no entanto, não comenta o assunto.

Revestimento de metal

Há quem diga que a Apple manterá o tamanho do iPhone em 3,5 polegadas e outros que afirmam que a pressão dos concorrentes, como o Samsung Galaxy S II e o Motorola Atrix, obrigou a Apple a aumentar a tela para 4 polegadas . Ainda assim, ela terá a tecnologia Retina Display, a mesma já usada no iPhone 4.

iPhone 4 modificado com traseira de metal simula possível acabamento do iPhone 5
Reprodução
iPhone 4 modificado com traseira de metal simula possível acabamento do iPhone 5
Há rumores que apontam que a Apple também trocou a parte traseira do aparelho, que era de vidro no iPhone 4, por um acabamento em alumínio . Alguns analistas já chegaram a cogitar que aparelho dispensaria o botão home e, pela primeira vez, não teria nenhum botão físico na parte frontal.

Mais memória

Ainda mais espaço para guardar aplicativos, arquivos, músicas e vídeos também está entre os sonhos dos usuários do iPhone. Por isso, uma memória de 64 GB , o dobro da maior memória disponível no iPhone 4, também está entre as possibilidades da nova versão do aparelho.

Outra novidade do hardware do aparelho deve ser o suporte à tecnologia NFC (Near Field Communication) que permite, entre outras coisas, fazer pagamentos com o celular em estabelecimentos. Como todos os outros rumores, a Apple não confirma as informações.

Versão mais barata

A Apple também estaria preparando uma versão mais barata do iPhone 5 , bastante parecida com o iPhone 4, mas com preço menor. Com memória flash de 8 GB e preço inferior a US$ 200, o foco do novo modelo são os países emergentes. O produto deve ser lançado simultaneamente ao iPhone 5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.