Nesta estapa, criamos um efeito de baixa luminosidade

Agora você já sabe construir imagens de alta luminosidade, vamos agora ao efeito oposto. Usando alguns recursos básicos do Photoshop vamos criar o efeito de baixa luminosidade. Nada que alguns ajustes de levels e blends não resolvam.

Essência
Nível: Básico
Tempo: 1,5 horas
Versão: CS4 e CS5
Recursos: Camadas de ajustes, burn tool, dodge tool, blend modes e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Iluminação de retratos

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Ressaltando os pretos

Abra sua foto e crie uma camada de ajustes levels. Mova o ponto dos pretos para a direta e veja as sombras aumentarem na imagem. Ajuste de acordo com seu gosto. Se achar que as luzes precisam de reforço, mova o ponto das luzes para a esquerda até encontrar o ponto ideal.

2. Adicionando volume

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclas as duas camadas em uma nova que terá sua saturação removida (tecle Cmd/Ctrl+Shift+U ). Mude seu blend para multiply e, para reduzir o efeito, ajuste a opacidade a seu gosto.

3. Removendo as cores

Imagens de baixa intensidade de luz tentem a ficar bem em preto e branco. Então vá a menu Image > Mode Grayscale , clique em flatten na caixa de diálogo. Em seguida, crie uma camada de ajuste brigthness/contrast e aumente o contraste a gosto.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
4. Clareando

Para aumentar o contraste de algumas áreas específicas, use a dodge tool com range ajustado para midtones e exposure de 15%. Clareie o branco dos olhos e os dentes para ressaltá-los.

5. Escurecendo

Agora use a burn tool para escurecer as áreas ao redor dos olhos, sobrancelhas e a boca para destacá-las. Ajuste o range para shadows e o exposure em 20%, assim o efeito será sutil.

6. Curvas

Para salientar o efeito de baixa luminosidade use uma camada de Curves e, com poucos pontos, crie uma curva suave para cima. Quando estiver contente com o resultado, é só salvar o arquivo.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial

Volte para a parte 1 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.