Outros movimentos também são programados


Por Daniel Pavani

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, em parceria com a Sony, desenvolveram um dispositivo que estimula elericamente as mãos, produzindo movimentos que podem ser programados para ações específicas, como aprender a tocar instrumentos musicais.



O dispositivo em questão é o PossessedHand que, com seu nome um tanto sugestivo (mão possuída, em inglês), controla os movimentos dos músculos da mão por meio de estímulos elétricos, o que é, assim como destaca o site Dvice , normalmente feito pelo cérebro. O site conta que o gadget foi criado, pelo menos a princípio, para ajudar as pessoas a aprenderem a tocar instrumentos musicais. Entretanto, há quem discorde de sua eficiência.

O site PhysOrg conta que músicos contestam a real utilidade do dispositivo no ensino de música, já que o usuário não está realmente aprendendo nada, e sua mão se torna algo como um meio externo de seu próprio corpo. Mesmo assim, o site ainda destaca que outras aplicações interessantes para a invenção, como no tratamento de pacientes vítimas de AVCs ou deficientes auditivos aprendendo a linguagem de sinais.

O site New Scientist apresenta um vídeo que mostra rapidamente como o PossessedHand pode controlar a mão do usuário. Pode ser um pouco assustador, mas não deixa de ser interessante.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.