Chamado de UltraViolet, serviço será disponibilizado nos Estados Unidos a partir do final de outubro

Os grandes estúdios de Hollywood apostam que, nos feriados de fim de ano, os consumidores querem comprar filmes em vez de alugá-los e assistí-los em diversos aparelhos, em qualquer lugar. Para atender esta demanda, estúdios como Warner Bros e Sony pretendem lançar, em conjunto, o UltraViolet, serviço de streaming de vídeos a partir da nuvem.

No novo serviço, os usuários poderão acessar os vídeos que adquiriram a partir de um servidor remoto acessado pela internet em vários tipos de aparelhos, ao contrário do Netflix, que permite ver qualquer filme do catálogo mediante o pagamento de uma assinatura mensal.

A partir deste mês, consumidores poderão comprar os primeiros filmes oferecidos pelo UltraViolet, formato produzido para permitir streaming ou downloads instantâneos em aparelhos que vão de videogames a tablets e televisões com conexão à Internet. O Walt Disney, único grande estúdio que não apoia o UltraViolet, pretende lançar uma oferta similar nos próximos meses.

Os estúdios estão fazendo um esforço para impulsionar a venda de filmes ao atrair consumidores para a computação na nuvem. O aluguel de filmes, muito menos lucrativo para os estúdios, dominou o entretenimento doméstico desde que a Netflix tornou a oferta de aluguéis mensais ilimitados barata e conveniente.

Os estúdios alegam que o serviço oferece flexibilidade para visualização em vários aparelhos, a promessa de posse de direitos sobre um filme por toda a vida, e a vantagem de uma cópia armazenada na nuvem não ocupar espaço em discos rígidos.

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