É a segunda vez em menos de uma semana que a Facebook bloqueia uma ferramenta de exportação de contatos


Por Fernanda Morales

A ferramenta Open-XChange que exporta contatos do Facebook para o Google + foi bloqueada pela empresa de Mark Zuckerberg. Não é a primeira vez que a companhia toma essa atitude alegando violação em seus termos de uso.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


A empresa é acusada de copiar os emails e dados da lista de amigos dos usuários, mas a empresa nega a acusação e afirma que só extraia dos contatos nomes e sobrenomes. Segundo o CNet, a Facebook desativou a ferramenta conhecida como API (Programa de Aplicação de Interface) que era usada pelo Open-XChange para ler os nomes.

Em nota oficial, a Facebook apresentou duas razões para a desativação do software:

¿ Não se pode usar a lista de amigos dos usuários fora do aplicativo, mesmo com o consentimento do usuário. Porém, podem-se usar conexões entre os usuários que estejam conectados ao aplicativo;

¿ E, a expectativa da empresa é coibir desenvolvedores que coloquem os usuários em experiências vulneráveis e de pouca segurança.

O Facebook afirmou para a CNet que essas medidas visam proteger seus usuários que esperam da companhia o total sigilo de seus dados e de todas as informações que são compartilhadas com seus amigos.

De acordo com o site ZDNet , não é a primeira vez que a Facebook bloqueia esse tipo de ferramenta de exportação de contatos, na semana passada foi a vez de uma extensão do Google Chrome . A extensão que exportava contatos do Facebook para o Google Chrome extraia além dos nomes dos contatos, emails entre outras informações disponíveis.

O ZDNet ainda questionou a empresa Open-XChange se eles continuarão tentando implementar a ferramenta ou simplesmente vão aceitar as condições impostas pela Facebook. Os desenvolvedores da Open-XChange afirmaram que a história não termina aqui e que muitas coisas ainda estão por vir.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.