Novos dados divulgados pela consultoria também mostram avanço do Google+ no Brasil, apesar de presença ainda tímida

O Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil ainda em 2011, de acordo com novos dados da consultoria comScore, divulgados hoje. De acordo com o balanço de acesso a redes sociais no Brasil em dezembro de 2011, o Facebook é a rede social mais popular no Brasil, com pouco mais de 36 milhões de visitantes únicos no período. O Orkut ficou em segundo lugar, com 34,4 milhões de visitantes únicos.

comScore mostra avanço do Facebook no Brasil e tendência de queda do Orkut
Reprodução
comScore mostra avanço do Facebook no Brasil e tendência de queda do Orkut
A virada do Facebook sobre o Orkut no Brasil já havia sido anunciada pelo Ibope em setembro de 2011. Contudo, a consultoria comScore divulgou dados, na época, que não confirmavam a liderança do Facebook no País. Os resultados das duas consultorias diferem, porque as duas usam metodologias diferentes para coletar os dados de acesso a estes sites.

De acordo com os dados da comScore, o Facebook superou o Orkut no Brasil entre novembro e dezembro de 2011. Em apenas um ano, a rede social criada por Mark Zuckerberg cresceu mais de 190% no País, enquanto o Orkut aumentou seu número de visitantes únicos em apenas 5,35%.

Ainda assim, uma grande parcela de brasileiros mantém sua conta no Orkut, mas a estimativa da comScore é de que o número de visitantes únicos do Orkut deve cair nos próximos meses, conforme os brasileiros passam mais tempo navegando no Facebook.

Atualmente, a categoria de redes sociais (que inclui todos os sites monitorados pela comScore), representa 51,7 milhões de visitantes únicos por mês. De acordo com a comScore, o número de visitantes únicos da categoria apresentou crescimento de 14,6% em um ano.

Windows Live sobrevive e Google+ cresce

Os perfis do Windows Live, apesar de perderem popularidade rapidamente em outros países, ainda se mantém "vivos" no Brasil e apresentam até crescimento, de acordo com os dados da comScore. Em dezembro de 2011, o Windows Live Profiles teve audiência de 13,3 milhões de visitantes únicos, alta de 13% em relação a dezembro de 2010.

O Google+, rede social lançada pelo Google no segundo semestre de 2011, ainda tem presença tímida no Brasil, com apenas 4,3 milhões de visitantes únicos por mês. Apesar disso, dados da comScore, mostram que a rede social está crescendo: foram 15,7% mais visitantes únicos em dezembro de 2011, em relação ao mês anterior.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.