Segundo a Microsoft, problema de configuração no DNS já foi resolvido e usuários já acessam serviços normalmente

Os internautas que tentaram acessar alguns serviços online da Microsoft durante a madrugada desta sexta-feira (9) enfrentaram problemas devido a uma falha mundial que afetou serviços como o Hotmail, serviço de e-mail gratuito da Microsoft, Office 365 e também o Skydrive, serviço de backup gratuito na internet.

Milhões de usuários dos serviços ficaram sem acesso aos serviços e, no blog oficial, a Microsoft pediu desculpas aos internautas afetados e divulgou que, depois de análise, a equipe concluiu que houve uma falha na configuração do DNS (Domain Name System), sistema responsável por traduzir os endereços de páginas de web em números IP nativos, necessários para acessar os sites nos servidores em que eles estão hospedados.

Por meio do blog oficial, a Microsoft informou que já realizou as mudanças necessárias no DNS para que os usuários voltem a acessar os serviços normalmente. "Dependendo de sua localização, é possível você ainda enfrente problemas pelos próximos 30 minutos", escreveu Chris Jones, vice-presidente sênior do Windows Live, às 5h49 da manhã (horário de Brasília), no blog oficial.

O Hotmail e o Skydrive funcionavam normalmente no Brasil na manhã desta sexta-feira. Procurada pelo iG , a Microsoft Brasil não soube precisar quantos brasileiros foram afetados pela falha. Por meio do blog oficial, internautas da Alemanha, Canadá, Inglaterra e Japão ainda reportavam problemas por meio dos comentários no blog oficial da Microsoft.

Google também enfrentou falhas em 2011

Além da Microsoft, outras empresas de internet também enfrentaram problemas para manter seus serviços no ar durante este ano. O Gmail, serviço de e-mail gratuito do Google, por exemplo, ficou 30 horas fora do ar em março de 2011 - o que afetou também outros serviços de e-mail que utilizam a conta do Google para fazer login, como o Google Docs.

Em maio, o Twitter também ficou fora do ar por algumas horas, após problemas de instabilidades do site. Neste mesmo mês, o Google também teve que resolver uma falha no Blogger , que ficou fora do ar após uma manutenção nos servidores. No final do ano passado, o Tumblr também ficou indisponível durante 24 horas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.