Fórum Internacional Software Livre terá sua 12ª edição na próxima semana em Porto Alegre


Por Luana Lied Zapata

O Fórum Internacional Software Livre chega à sua 12ª edição cheio de atividades e atrações. O evento anual, que sempre conta com muita colaboração e envolvimento de milhares de pessoas que acreditam no software livre e na força da comunidade, vem se tornando cada vez maior e mais forte, sendo considerado hoje o maior evento de software livre da América Latina. São milhares de pessoas que acreditam no conhecimento livre, cheias de ideias, novidades e motivações, que se reúnem anualmente no evento.

O FISL12 chega na próxima semana repleto de atrações, palestras, oficinas, mostras e apresentações. No ano passado, o FISL teve 7,5 mil participantes e 40 grupos de usuários. Neste ano, espera-se mais de 8 mil participantes que poderão apreciar as 450 atividades divididas em palestras, workshops, oficinas e eventos comunitários. O tema central da 12ª edição é a neutralidade na rede . No ano em que se comemoram os 20 anos do Linux , o FISL12 será o palco perfeito para a celebração. Serão distribuídos adesivos comemorativos durante o evento.

A Campus Party , considerado o maior acontecimento do gênero no mundo, vai participar do FISL neste ano. _Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos das comunidades que se encontram na Campus Party para trocar experiências, desenvolver projetos ou se conhecer fisicamente. Desta vez, porém, nós vamos até elas_, explica Mario Teza , Diretor Geral da Futura Networks Brasil, organizadora da edição brasileira da Campus Party.

Entre a lista de palestrantes, estão Bruce Momjian (cofundador do Grupo de Desenvolvimento Global PostgreSQL ), Takanori Suzuki (membro da comunidade Zabbix-JP ), Tim Bray (Desenvolvedor Evangelista na Google , focado em Android ), Trevor Johns ( Engenheiro de Desenvolvimento de Programas para o Android na Google ), Lenz Grimmer (membro da equipe de Gerenciamento de Produto Linux da Oracle ), Carol Smith (administradora do programa Google Summer of Code ), Stormy Peters (líder de Developer Engagement da Mozilla ) e Jared Smith (líder do Projeto Fedora ).

O FISL é promovido pela Associação Software Livre ( softwarelivre.org/asl ). Você pode acompanhar as novidades pelo site oficial do evento na internet ( softwarelivre.org/fisl12 ) ou conhecer os dias e horários das palestras e demais atividades na grade de programação pelo atalho tinyurl.com/FISL12-programacao . O FISL12 acontece de quarta (29 de junho) a sábado (2 de julho), das 9h às 18h, no Centro de Eventos da PUC , em Porto Alegre , Rio Grande do Sul .

O FISL poderá ser acompanhado à distância pela TV Software Livre ( tv.softwarelivre.org ) e pela Rádio Software LIvre, disponível na home page do evento.

(Imagem: divulgação)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.