Com a faixa, o fotógrafo/geek consegue criar imagens de luz digitalizadas


Por Daniel Pavani

O fotógrafo Michael Ross, de Ohio, nos Estados Unidos, tem estado muito interessado em pinturas com luz, ou light painting, como é mais conhecida a prática. Para ajudar em seu processo criativo, ele criou uma faixa de LEDs que facilita o processo de criação de imagens digitalizadas no computador.

O light painting , ou pintura com luz, consiste na criação de fotografias em que a luz é a principal característica da imagem. Existem diferentes técnicas para isso e uma delas é movimentar a fonte de luz enquanto a câmera tira uma foto de longa exposição.



O site Hack A Day explica que Ross utiliza uma planilha para digitalizar a imagem, atribuindo a cada célula um valor RGB . Então, estes valores são inseridos na planilha de códigos da placa Arduino, que comanda a tira de LEDs, acendendo-os da forma correta no tempo preciso.

Para se ter uma ideia melhor de como funciona o processo de construção da imagem, em sua página do Flickr ( goo.gl/uj7t5 ), Ross mostra rapidamente o interessante processo, desde a digitalização da imagem original, a programação dos LEDs e o resultado final.

Algo semelhante foi feito por artistas nas ruas de Oslo, na Noruega. Com um bastão repleto de LEDs e um sensor que identifica a presença de redes Wi-Fi, os artistas pintaram com luzes a intensidade e variação dos sinas de Wi-Fi pelas ruas da cidade ( goo.gl/5SsWS ).

Mais notícias em dpavani.geek.com.br .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.