No último trimestre, foram vendidos 150 mil tablets

O PlayBook, tablet da BlackBerry, teve vendas abaixo do esperado
iG São Paulo
O PlayBook, tablet da BlackBerry, teve vendas abaixo do esperado
TORONTO  - A Research in Motion anunciou nesta sexta-feira que não alcançaria metas financeiras devido a problemas nas vendas de seu tablet PlayBook, que foi mal recebido pelo mercado, em um novo revés para a fabricante do BlackBerry.

A empresa canadense anunciou que já não acredita que será possível cumprir sua projeção de lucro anual diluído de US$ 5,25 a US$ 6 por ação. As ações da RIM cotadas na Nasdaq caíram em cerca de 65% neste ano, com a perda de mercado para o iPhone, da Apple, e os smartphones que utilizam o sitema operacional Android, do Google.

A RIM chegou tarde ao mercado com seu PlayBook, lançado em abril, muito depois que o iPad, da Apple, estabeleceu domínio sobre o novo segmento. Com o objetivo de impulsionar a estagnada demanda por seu tablet, a RIM começou no mês passado a oferecer todas as suas versões com fortes descontos .

Mas, mesmo com as promoções, consumidores não receberam bem o dispositivo. A RIM disse que vendeu cerca de 150 mil tablets no trimestre terminado em 26 de novembro, ante 200 mil vendidos no trimestre anterior. E isso é apenas uma fração dos 11 milhões de iPads vendidos nos últimos três meses.

A receita deve ficar pouco abaixo da previsão de US$ 5,3 bilhões a US$5,6 bilhões, em parte por causa dos descontos ao Playbook. "A RIM continua a enfrentar problemas em seus esforços com o PlayBook. O aparelho prejudicou a empresa inicialmente ao desviar seu foco, mas a demanda baixa agora está se tornando claramente visível nos resultados financeiros", disse o analista Geoff Blaber, da CCS Insight.

A RIM anunciou uma perda contábil de US$ 360 milhões neste trimestre, que "reflete o atual ambiente de mercado e deve manter um nível agressivo de atividade promocional recentemente empregado".

A companhia, que deve divulgar seus resultados trimestrais em 15 de dezembro, disse que a promoção ajudará a estimular as vendas do PlayBook e a reduzir seus estoques.

"A RIM tem um compromisso para com o BlackBerry PlayBook", disse o co-presidente executivo Mike Lazaridis. "Os resultados iniciais das promoções com o PlayBook mostram alta significativa da demanda na maioria dos canais de venda".

(Por Euan Rocha)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.