Novos dispositivos da empresa terão acesso gratuito a serviço de backup em nuvem, similar ao iCloud, da Apple

A Huawei, fabricante chinesa de celulares e equipamentos de infraestrutura, anunciou hoje que lançará no Brasil seu segundo tablet com tela multitoque de 7 polegadas e sistema operacional Android 3.2, a versão mais recente do Honeycomb. O aparelho será vendido no Brasil por meio do varejo e operadoras no primeiro trimestre de 2012. A empresa já havia lançado um tablet de 7 polegadas no ano passado.

MediaPad, da Huawei, chega ao Brasil no início de 2012
Getty Images
MediaPad, da Huawei, chega ao Brasil no início de 2012
“Nós apostamos no tamanho de 7 polegadas e vamos lançar outros tablets com este tamanho no mercado durante o ano que vem”, disse Marcelo Najnudel, gerente de marketing de terminais da Huawei no Brasil, em entrevista ao iG . No exterior, a empresa já vende três modelos de tablets, um deles de 10 polegadas. Segundo Najnudel, a empresa estuda trazer o aparelho de 10 polegadas ao Brasil.

O novo tablet de 7 polegadas, chamado MediaPad, pesa 390 gramas e tem espessura de 10,5 milímetros. Ele vem com processador Snapdragon de 1.2 GHz com dois núcleos, câmera traseira de 5 megapixels e câmera frontal com 1,3 megapixel. A memória é pequena, de apenas 8 GB, mas o aparelho vem com entrada para cartão microSD de até 32 GB. A bateria, segundo a fabricante, dura 6 horas.

Além do tablet, um novo smartphone com o Android 2.3 (Gingerbread), chegará também ao Brasil no início de 2012. O Vision apresenta tela de 3,7 polegadas, câmera de 5 megapixels, além de design fino e leve. A empresa ainda não divulgou o preço dos produtos no País. Ambos têm acesso a novo serviço de backup em nuvem.

A exemplo da Apple, que lançou o iCloud , serviço de backup em nuvem em junho, a Huawei anunciou globalmente o Cloud+ nesta semana. O serviço permite que o usuário faça uma cópia de todos os dados existentes no smartphone ou tablet, desde documentos e aplicativos até o toque em uso no momento. Em caso de perda ou roubo do aparelho, é possível acessar os arquivos por meio da web e apagar os dados remotamente.

O serviço, por enquanto, está disponível apenas no MediaPad e no smartphone Vision. “Todos os novos smartphones e tablets da Huawei terão acesso ao serviço”, diz Najnudel. A Huawei oferece 16 GB de espaço gratuito para armazenar dados na nuvem. “Não temos planos de cobrar pelo serviço”, garantiu Najnudel ao iG . O iCloud, da Apple, permite gravar 5 GB de documentos na nuvem. Para acessar as músicas do iTunes a partir da nuvem, no entanto, é necessário assinar outro serviço, o iTunes Match.

O anúncio da Huawei foi feito durante a Futurecom 2011 , evento de telecomunicações que acontece em São Paulo até a próxima quarta-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.