Primeiro aparelho do mundo a receber o Android 4.0, Galaxy Nexus é a aposta da Samsung e do Google para concorrer com Apple

selo

Hong Kong, 19 - A Samsung e o Google lançaram hoje o Galaxy Nexus , primeiro smartphone do mundo a receber a nova versão do sistema operacional Android, chamada de Ice Cream Sandwich, que também roda em tablets. O lançamento acirra a concorrência com a Apple, fabricante do iPhone.

Andy Rubin, do Google, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Galaxy Nexus, primeiro smartphone com o sistema Android 4.0
Reuters
Andy Rubin, do Google, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Galaxy Nexus, primeiro smartphone com o sistema Android 4.0
O novo aparelho foi anunciado pouco dias após a companhia americana lançar o iPhone 4S. As empresas planejavam anunciar o Galaxy Nexus em San Diego, nos Estados Unidos, no último dia 11, mas o evento foi reprogramado por causa da morte de Steve Jobs, cofundador da Apple, no dia 5.

Para o Google, o novo aparelho busca solidificar o Android como o software mais usado no mundo para dispositivos móveis. A partir do segundo trimestre deste ano, a penetração do Android em smartphones era de 43,4%, enquanto o iOS da Apple detinha 18,2% e o Symbian, da Nokia, 22,1%, de acordo com a consultoria Gartner.

A Samsung se recusou a revelar o preço do novo aparelho, mas uma pessoa próxima ao assunto disse que seria próximo do Galaxy S, que também usa o Android e já está no mercado. Na Coreia do Sul, o Galaxy II, a segunda versão do smartphone, é vendido por cerca de US$ 700. "Estados visando ao segmento premium com o Galaxy Nexus", disse JK Shin, presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung.

O novo aparelho possui uma tela de 4,65 polegadas, câmera de 5 megapixels e processador dual core. Ele deve estar disponível nos Estados Unidos, Europa e Ásia no começo do próximo mês e gradualmente vai se espalhar por todo o mundo, de acordo com um comunicado da Samsung. As informações são da Dow Jones. (Renan Carreira)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.