Brasil Econômico

Liberação da API do Google Maps permitirá que criadores usem mapas atuais para criarem jogo medieval, por exemplo
Reprodução
Liberação da API do Google Maps permitirá que criadores usem mapas atuais para criarem jogo medieval, por exemplo

Quando foi lançado, o Pokémon GO  rapidamente se tornou uma febre entre os jogadores, que passavam horas caçando os personagens do anime. Ao utilizar ferramentas de geolocalização capazes de exibir sua posição real em um mapa, o game foi capaz de apresentar uma grande novidade à época. Agora, uma mudança no Google Maps pode ajudar a criar, em breve, um novo jogo com a proposta de reproduzir o mundo real.

Leia também: YouTube lança "tema escuro" para usuários de iOS nesta quarta-feira

O Google Maps  irá liberar sua API (Application Programming Interface), um pacote de informações voltado para programadores. Com isso, desenvolvedores de jogos poderão ter acesso à geografia de diversos países, incluindo 100 milhões de construções e outros pontos de referência. Isso permite que maps reais das cidades sirvam de base para os cenários de uma série de jogos.

Leia também: Nada de bitcoin no Google! Empresa veta anúncios de criptomoedas

"Os estúdios podem facilmente reimaginar nosso mundo como uma fantasia medieval, uma terra de goma de mascar ou uma cidade pós-apocalíptica infestada de zumbis", exemplificou a empresa em seu blog. "Construir em cima da infraestrutura global do Google Maps significa tempos de resposta mais rápidos, capacidade de escalar a demanda e a paz de espírito de saber que seu jogo funcionará".

Como lembra o site TechCrunch , isso também representa um avanço para os desenvolvedores de jogos para realidade aumentada que, em muitas situações, precisam desenvolver seus próprios mapas para os jogadores. A novidade deverá permitir que os criadores que utilizem o ARCore, plataforma de realidade aumentada do Google, também ofereçam uma experiência personalizada aos jogadores, já que será possível adaptar o mapa para sua localização.

Leia também: Confira algumas novidades do Android P, a nova versão do sistema operacional

Por conta de uma parceria, a ferramenta do Google Maps já foi utilizada para desenvolver três jogos que serão lançados em breve: Jurassic World Alive, The Walking Dead: Our World e Ghostbusters World. Eles serão bem parecidos com Pokémon Go e combinarão realidade aumentada com jogabilidade baseada em localização. O jogo de The Walking Dead, por exemplo, deverá exibir pontos turísticos como a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel.

Confira o vídeo divulgado pelo Google Maps:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!