Nova porta Thunderbolt e processador Core i5. Confira o que há de novo no MacBook Pro

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597125095780&_c_=MiGComponente_C


Por Stella Dauer

Conseguimos um pequeno prateado para testes. O MacBook Pro 13.3" MC700BZA voa baixo e traz poucas novidades, mas bem relevantes. O processador Core i5 faz com que o bichinho voe baixo, enquanto que a nova porta Thunderbolt promete conexões mais velozes entre vários periféricos.

Divulgação
Apple macbook pro 15 inch 6 gen-1


Design da Apple

O visual do MacBook Pro você já deve conhecer, mas vamos descrever. Seu corpo é todo em alumínio fosco, evitando marcas de dedos e o destaque de sujeira mais clara. Essa carcaça de alumínio é conhecida por Unibody, pois utiliza o menor número de peças possíveis, ajudando no peso, no arrefecimento da máquina e em sua montagem. Ao redor da tela há uma moldura preta que ajuda a preservar o brilho e as cores.

Não há bateria facilmente removível. Para tirá-la é necessário tirar alguns parafusos. Para conferir sua vida útil, um botão na lateral mostra o nível de carga. A maçã que fica atrás da tela se ilumina, assim como o teclado padrão chiclete, bem espaçado e macio de digitar. Ter um teclado retroiluminado por LEDs é uma mão na roda quando se está usando o notebook em um local escuro.

Para caber com folga na carcaça, algumas teclas ficam faltando entre as 78 disponíveis. Não há teclado numérico, nem page up e page down e a delete (que apaga o caractere da frente). Embaixo do teclado fica o gigante trackpad, que também garante um bom espaço para as mãos, mesmo em um computador com apenas 13.3 polegadas.

Ele não é pesado se pensarmos em sua potência, mas também não é levinho. São aproximadamente dois quilos a mais na sua bolsa ou mochila.

Tela ecologicamente correta

Seguindo a tendência de se livrar das reclamações do Greenpeace, a Apple tratou de tomar providências sobre sua tela. Ela é retroiluminada por LEDs, o que garante maior brilho e mais economia de energia. A Apple também tirou o mercúrio e o arsênico dos displays e avisa que sua estrutura de alumínio e vidro são recicláveis. Aliás, pra se tornar mais ecológica a Apple retirou também o PVC e o BFR de seus produtos e deixou as embalagens menores.

Mas falando da tela em si, ela é widescreen, de alta definição (1280×800 pixels) e muito brilhante, boa para ver filmes direto no notebook. São apenas 13.3 polegadas, mas não parece pouco quando você o utiliza. A tela do modelo maior, de 15 polegadas, só se torna indispensável quando você precisar lidar com softwares mais complexos como os de edição de vídeo.

Conexões

A grande novidade do MacBook Pro de 2011 é a nova conexão Thunderbolt. Se você olhar ao lado dele, vai pensar que está vendo a velha Mini DisplayPort, mas vai reparar que o símbolo ao lado dela agora é de um relâmpago. Isso faz com que seja possível conectar a ela não apenas displays como antes, mas também periféricos de alto desempenho¿ com taxa de transferência de dados de até 10Gbps. É possível conectar monitores DVI, DVI Dual Link, VGA e HDMI, com os respectivos adaptadores. Atualmente não existem muitos periféricos compatíveis com Thunderbolt, mas é bem possível que o número aumente muito até o final do ano.

Além da Thunderbolt temos também a MagSafe para a bateria, uma Gigabit Ethernet, uma Firewire 800, duas USB 2.0 (só duas?), leitor de cartões SD e uma conexão de áudio que serve tanto para microfone como para fones de ouvido ¿ você configura isso no sistema ¿. Do outro lado temos a trava anti-roubo e o SuperDrive, que lê e grava CDs, DVDs e DVDs dupla camada.

O MacBook Pro também vem com uma webcam widescreen de alta definição, microfone omnidirecional embutido e as conexões sem fio de sempre, Bluetooth 2.1 e Wi-Fi compatível com os padrões a, b, g e n. Seu trackpad não possui concorrentes. Além de ser bem preciso e muito espaçoso, possui diversas funções de toque múltiplo como rolamento inercial, esticar, girar, deslizar, deslizar com três dedos, com quatro dedos, um toque, dois toques e arrastar. Ou seja, dá pra fazer quase tudo nele. Quem está acostumado com o mouse, vai se adaptar mais facilmente a esse trakpad, por ser maior e ter mais funções.

Processamento e bateria

Como eu já disse no começo, esse MacBook Pro voa baixo quando o assunto é processamento. Seu chip é um Intel Core i5 2.3GHz com 3MB de cache L3 compartilhado, silencioso e muito rápido para todas as tarefas normais e também para algumas mais complexas, como edição de imagens e de vídeo. Esse modelo já vem com 4GB de memória RAM DDR3 de 1333MHz (duas SO-DIMMs de 2GB), mas caso você queira uma máquina ainda mais rápida, ela aguenta até 8GB. Seu HD tem espaço para 320GB, rodando a 5400 rpm. Isso não é um número muito bom, já que outras marcas já oferecem discos rígidos com mais de 500GB e às vezes até com velocidade de 7200rpm.

Sua placa de vídeo é poderosa, uma Intel HD Graphics 3000 com 384MB de SDRAM DDR3. Entretanto, é compartilhada com a memória principal, o que prejudica um pouco o processamento em tarefas muito pesadas, como jogos grandes em alta definição, compressão de vídeo, entre outros. Porém, como já mencionado, ele é perfeito para assistir a filmes: não só seu processamento aguenta filmes em alta definição como o som externo ¿ advindo dos teclados e da dobradiça ¿ tem ótimo estéreo e bom volume.

No site, a Apple diz que a bateria dura 7 horas apenas com o uso de internet. Nos testes chegamos a quase 7 horas, um bom valor. A cada modelo a Apple se esforça para aumentar a duração da bateria, com sucesso.

O que vem na caixa?

A Apple é minimalista e não manda um bloco de papel como outros fabricantes. Envia o essencial e ainda faz um mimo ao usuário. Na caixa encontramos o notebook, o carregador MagSafe (se conecta ao computador através de ímãs), manuais pequenos sobre o computador e os DVDs dos softwares. Isso inclui uma versão do Mac OS X 10.6 Snow Leopard exclusiva para a sua máquina e o pacote iLife, que inclui os softwares iPhoto, iMovie, iDVD, iWeb e GarageBand. Vem também um paninho para limpeza da tela, um dos poucos que consegue limpá-la rapidamente.

Prós:

¿ Ecologicamente correto;

¿ Processador de alto desempenho;

¿ Trackpad espaçoso e prático;

Contras:

¿ Poucas portas USB;

¿ Teclado incompleto;

¿ HD pequeno e lento;

Apple MacBook Pro 13.3"

Preço: R$ 3235

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.