Entre eles Android, Symbian, iOS e Windows Phone


Por Stella Dauer

Mais do que escolher um aparelho celular, hoje você também tem que escolher o sistema operacional, principalmente em smartphones. São eles que determinam quais aplicativos você terá disponível, quais serviços famosos te ajudarão, entre outros. Veja abaixo os mais conhecidos:

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


Symbian ¿ Presente em celulares da Nokia e Sony Ericsson ele ainda se mantém como o mais popular do mundo, mesmo não sendo tão completo como o da Google e da Apple. Por causa disso, tem a interface mais fácil de lidar. Possui muitos aplicativos, alguns deles antigos, mas sua loja online, a Ovi Store, é um pouco vazia, com apenas alguns milhares de itens. É voltado para pessoas que não precisam de um smartphone muito complexo, que já utilizaram Nokia ou Sony Ericsson por muito tempo em aparelhos mais simples. Costumam ser voltados para vídeos, fotos e música.

Windows Phone ¿ O sistema da Microsoft não está entre os mais queridos, mas sua mais nova versão traz melhorias e promete conquistar espaço. Além disso, é o mais simpático com o Windows 7. Sua interface é muito bonita, mas sua loja de aplicativos ainda engatinha. É encontrado em aparelhos da HTC , Sony Ericsson, LG, entre outros. É indicado para aqueles que usam Windows no trabalho, e precisam de plataformas parecidas.

Android ¿ É um dos sistemas mais novos e o mais popular entre os desenvolvedores, por ser aberto. Com ele a Google já está abocanhando uma grande parte do mercado mundial, sendo o mais utilizado nos EUA . Está presente em aparelhos da Samsung, Motorola, HTC e Sony Ericsson e outros. Sua grande vantagem é ser totalmente interligado a contas de email e outros serviços do Google, mantendo tudo sincronizado. Sua lojinha de aplicativos é recheada, e só fica atrás da do iOS, possuindo 88 mil aplicativos. É perfeito para os descolados e pessoas que procuram um smartphone fácil de mexer.

iOS ¿ Sistema presente apenas no iPhone, smartphone da Apple. Sua grande vantagem é a grande disponibilidade de aplicativos a preços razoáveis ¿ são 350 mil ¿, com ótima qualidade visual. Ter um iPhone significa conquistar todos à sua volta, loucos para pegar no aparelho. É ideal para criativos, pessoas que gostam de estar sempre personalizando e testando aplicativos para o aparelho, além de usá-lo para muito mais do que falar.

BlackBerry OS ¿ Disponível apenas em aparelhos da RIM (Research in Motion) é um sistema mais voltado para o mundo corporativo, apesar de estar trabalhando para mudar essa visão atualmente. É indicado para quem acessa muito a conta de emails durante o dia, e em trabalhos onde o smartphone é uma ferramenta essencial.

Bada ¿ O mais novo dos sistemas operacionais, criado pela Samsung para brigar com os outros do mercado. Ainda possui poucos aplicativos, mas se mostrou bem resolvido no Wave, primeiro modelo com esse sistema no Brasil. Sua interface parece uma mistura do iOS com o Android. É voltado para aqueles que procuram um smartphone para ficar conectado á internet.

Maemo ¿ É a aposta da Nokia para smartphones, que traz como vantagem a facilidade de adaptação e customização por usuários mais avançados, uma vez que trabalha com um linux mais puro e vem com terminal instalado. Já tinha sido utilizado nos internet tablets da marca, como os modelos N800 e N810 e agora é visto no N900.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.