Ao todo, cinco serviços deixarão de funcionar em breve. Usuários poderão baixar conteúdo de alguns deles

O Google anunciou hoje que cancelará em breve cinco serviços, inclusive o Google Buzz, serviço de microblog integrado ao Gmail que tentou concorrer com o Twitter, mas não obteve sucesso. O Google lançou o Buzz em fevereiro de 2010. Segundo Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos do Google, o cancelamento aconteceu, porque o foco da empresa agora é o Google+.

Além do serviço em si, o Google também cancelará todas as interfaces de programação de aplicativos (APIs) do serviço. O serviço deve ser desligado nas próximas semanas, de modo que os usuários não poderão mais publicar mensagens. O conteúdo já publicado, no entanto, ficará acessível por meio do perfil do usuário no Google e poderá ser baixado.

Outros quatro produtos também serão desligados em breve, como o Jaiku, serviço que permitia que os usuários enviassem atualizações para os amigos como no Twitter. Segundo o Google, até o fechamento do serviço, que acontecerá em janeiro de 2012, a equipe que mantém o site orientará os usuários sobre como baixar o conteúdo.

Os recursos sociais do iGoogle, página inicial customizável do Google, também deixarão de funcionar em janeiro de 2012, assim como a API do programa de pesquisa universitária da busca do Google e da busca especializada em código, que ajudava desenvolvedores a encontrar código aberto na internet. Recentemente, o Google já havia cancelado o serviço de digitalização de jornais antigos , o Google Desktop e o Photovine , entre outros serviços.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.