Uma boa notícia para quem usa Mac mas ainda prefere o navegador da Google


Por Daniel Pavani

Ontem a Apple liberou finalmente a nova versão do Mac OS X, codinome Lion. Entretanto, para quem usa o Google Chrome como navegador, as novas características do sistema ainda não estão disponíveis. Porém, há luz no fim do túnel e a Google já avisou que uma versão para o Lion já está a caminho.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


Quem já está usando a nova versão do Mac OS X, percebeu as mudanças que dão um toque mais iOS para ele. O Safari 5.1 é uma das novidades, com transições interessantes de passagem de telas (avançar e voltar), barras de rolagem que só aparecem quando utilizadas ou o excelente modo de tela cheia, que ainda deixa visíveis as abas abertas. Porém, para quem prefere o Chrome, estas novidades ainda não estão disponíveis.

O navegador da Google possui um modo de tela cheia, mas as abas somem, só aparecendo quando se leva o cursor até a parte superior da tela. A barra de rolagem cinza (translúcida) fica sempre visível e o gesto de dois dedos para avançar ou voltar na navegação é desabilitado por padrão, já que este gesto serve para a navegação entre os aplicativos em tela cheia do sistema.

Entretanto, os fãs do navegador da Google já podem dormir um pouco mais tranquilos. MG Siegler, do site Tech Crunch postou ontem em sua página do Google+ uma pergunta sobre um Chrome nativo para o Lion e ele afirma que Sundar Pichai, SVP do Chrome, respondeu quase que prontamente. Segundo Pichai, a barra de rolagem deve ser corrigida rapidamente, já nos próximos dias. Porém, os modos de tela cheia e demais features ainda demorarão um pouco mais para surgirem, já que são um pouco mais complicadas.

Em um_thread_ sobre o assunto dos gestos na página de desenvolvedores da plataforma Chromium , já se discute há um bom tempo sobre como o Chrome deve ser no Lion e acreditam que a melhor saída é ele funcionar da mesma maneira que o Sarafi. Assim como afirma o próprio Pichai, a Google sempre quer que seus produtos pareçam o mais nativos o possível.

De qualquer forma, resta esperar. Por enquanto, há algumas alternativas para melhorar os gestos no Chorme, nas configurações do Magic Mouse ou do Trackpad, ou mesmo com a utilização de aplicativos que proporcionam maior número de configurações, como o Magic Prefs .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.