Usuários agora podem adicionar filtros às fotos, além de acompanhar assuntos mais comentados na rede social

Os usuários do Google+, rede social do Google, agora podem editar suas fotos antes de publicá-las em seu perfil. O novo recurso, chamado de "Creative kit", oferece diversos filtros pré-configurados para aplicar às fotos, como em aplicativos como o Instagram, mas também permite que o usuário aumente ou suavize os efeitos que aplicou às fotos. Além disso, é possível girar a imagem ou mesmo alterar o foco.

Google+ ganhou ferramenta de edição de fotos integrada
Reprodução
Google+ ganhou ferramenta de edição de fotos integrada

Os filtros também são acompanhados de outros recursos para customizar as fotos, como os temas de Halloween, comemorado em 31 de outubro. O Google lançou, inclusive, um concurso mundial de fotos com o tema que será realizado no dia 31. Para participar, os usuários precisam publicar fotos com a hashtag #gplushalloween. No dia de Halloween, os usuários poderão ver uma galeria com fotos de celebridades customizadas por meio do "Creative kit".

Novos recurso incluem assuntos mais comentados

Outro novo recurso do Google+ é a seção "What's hot", que mostrará os conteúdos que estão sendo mais comentados por meio da rede social. A nova seção aparecerá na sequência do feed de atualizações das pessoas presentes no círculo de amigos do usuário. A nova seção incluirá mensagens públicas publicadas por qualquer usuário da rede social, mas que estejam em destaque.

O usuário também poderá acessar a nova seção por meio de um link na barra de ferramentas disponível na lateral esquerda do site. Segundo o Google, ao achar um conteúdo interessante, o usuário poderá adicionar o autor a algum de seus círculos do Google+.

O Google+ Ripples também é outra nova ferramenta da rede social do Google. Com ele, o usuário pode visualizar graficamente como um conteúdo publicado no Google+ foi compartilhado. "Queremos que o usuário aprenda como o conteúdo publicado flui por meio de sua rede de contatos", diz Vic Gundotra, vice-presidente sênior de engenharia do Google. Confira no vídeo abaixo (em inglês) como o novo recurso funciona:

Para usar o novo recurso, basta selecionar o botão no canto superior esquerdo de uma publicação e depois em "Ver Ripples". O usuário será redirecionado para uma página que mostrará as interações dos usuários sobre a publicação. O Google avisa que o recurso ainda está em fase de testes, portanto a empresa aceita sugestões de melhoria.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.