Empresa garante que Google Wallet é mais seguro que dinheiro em espécie ou cartões de crédito

SAN FRANCISCO - O gigante de buscas na internet Google assegurou nesta quarta-feira aos usuários do Google Wallet, sistema de pagamentos por celulares inteligentes, que a tecnologia para pagamento móvel é mais seguro do que o dinheiro em espécie ou os cartões de crédito.

Leia mais:
Conheça o Google Wallet, serviço de pagamento via celular
Google lança pagamento por meio de celular nos Estados Unidos

Google Wallet permite pagamentos por meio de celular
NYT
Google Wallet permite pagamentos por meio de celular
"Os pagamentos por celulares serão mais comuns nos próximos anos, e vamos aprender muito mais à medida que continuemos a desenvolver o Google Wallet", disse o vice-presidente de pagamentos do Google, Osama Bedier, em um blog.

"Enquanto isso, podem estar certos de que a carteira eletrônica os protege de uma forma que o plástico e o couro simplesmente não conseguem", acrescentou.

Uma função do Google Wallet que permite aos usuários carregar informações de cartão pré-pago nos celulares inteligentes para fazer despesas voltou a funcionar esta semana, após ficar inativa durante alguns dias para solucionar uma potencial vulnerabilidade de segurança.

"Embora não tenhamos conhecimento de nenhum abuso com cartões pré-pago ou do PIN (número de identificação pessoal) do Google Wallet, demos este passo como medida de precaução para garantir a segurança dos nossos clientes do Google Wallet", disse Bedier.

O Google tomou esta medida depois que um pesquisador dos Laboratórios Zvelo demonstrou que, com um software, é possível identificar rapidamente o PIN de uma pessoa de posse de seu 'smartphone'.

O pesquisador descartou o risco de que 'hackers' (piratas de computador) acessem o PIN do Google Wallet de forma remota e explicou que é preciso ter acesso físico ao aparelho para se ter prioridade de acesso aos controles em um processo conhecido como "rooting".

Especialistas em segurança aconselham que se habilite no Google Wallet funções de segurança, como criptografia completa de disco e bloqueios de tela. O Google Wallet está disponível apenas para os 'smartphones' Nexus S e Galaxy Nexus. O Google tem previsto ampliar esta função para outros telefones que rodem com seu sistema operacional Android.

O Google Wallet usa um chip integrado em um telefone para permitir ao usuário pagar suas compras em um registro equipado com o sistema sistema PayPass do CitiMasterCard.

Os clientes também podem usar um cartão pré-pago da Google para pagar suas compras e aproveitar as ofertas online do Google.

Além de permitir pagamentos móveis, o Google Wallet possibilita que os consumidores paguem com cartões de crédito e descontem promoções.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.