Links compartilhados pelo botão +1 terão mais relevância que outros entre os resultados de busca

Google pode priorizar sites compartilhados pelo botão +1 entre resultados de busca
Getty Images
Google pode priorizar sites compartilhados pelo botão +1 entre resultados de busca
O Google está planejando reordenar o ranking de resultados de busca após incorporar informações obtidas por meio do botão Google +1 , em funcionamento desde março. O botão permite sinalizar que um resultado de busca é relevante e, mais recentemente, passou a permitir que os usuários recomendem links por meio da rede social Google+ , de maneira similar ao botão Recomendar, do Facebook.

Em um e-mail para o site da revista Wired , o Google confirmou os planos. "O Google estudará os cliques no botão +1 como um sinal que influenciará o ranking e a presença de sites entre os resultados de busca. O objetivo de qualquer sinal como este é melhorar a qualidade da busca. Para o +1 e outros sinais integrados com as redes sociais, vamos estudar como eles estão relacionados com a qualidade dos resultados", disse um porta-voz da empresa.

Segundo o Google, a ferramenta de busca utiliza mais de 200 fontes de informação para determinar a posição dos sites entre os resultados e, só em 2010, mais de 500 melhorias no algoritmo de busca foram feitas. Entre elas, o algoritmo Panda que ganhou versões em diversos idiomas, inclusive português, para priorizar resultados de busca que ofereçam conteúdo original.

Controvérsias

Segundo a Wired, a influência do botão +1 nos resultados de busca pode ser mal vista pelos órgãos reguladores americanos e europeus. Esses órgãos poderiam alegar que, para favorecer sites entre os resultados, o Google esteja impondo o uso de um novo produto que, de outra forma, poderia não ter o mesmo alcance entre os internautas. Até agora, no entanto, os órgãos reguladores ainda não se pronunciaram sobre este assunto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.