Sites tentam coletar dados pessoais de internautas que procuram o site de compartilhamento de vídeos na internet

YouTube tenta
Getty Images
YouTube tenta "limpar" web contra domínios similares que confundem internautas
O Google está processando uma empresa que registrou diversos domínios (endereços de sites) similares do YouTube. A empresa registrou uma reclamação no National Arbitration Forum, nos Estados Unidos, na última semana contra os domínios youtbe.com, youtub.com, youtue.com, youube.com e yutube.com, noticiou o site Fusible .

Todos os sites tem endereços similares ao do YouTube que pode confundir o internauta, já que ao acessar as páginas, elas possuem visual parecido com o do site de compartilhamento de vídeos do Google. Por meio de questionários de pesquisa e anúncios de prêmios, estes sites tentam coletar informações pessoais dos internautas que os acessam quando, na verdade, gostariam de assistir vídeos no YouTube.

Ainda de acordo com o site, o juiz analisa três fatores antes de julgar um caso de conflito de domínios como este: se os domínios acusados são similares ou confundem os consumidores em relação à marca que os processou; se o dono dos domínios não tem interesses legítimos para uso daquele domínio; e se o domínio registrado está sendo usado com má fé pelo seu dono.

Se o juiz julgar que o Google tem razão em processar a empresa que detém os domínios listados, os direitos sobre estes domínios serão transferidos, em definitivo, ao Google. No início deste mês, de acordo com o Fusible, o Twitter venceu um caso judicial semelhante registrado na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), contra uma empresa que registrou o domínio twiter.com.

    Leia tudo sobre: youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.