Base do Unix facilita a instalação do sistema operacional


Por Daniel Pavani

Um dos principais diferenciais entre donos de Android e dispositivos iOS sempre foi a vontade (ou necessidade) de mexer mais nos aparelhos. Agora, isso ficou claro com o hack que permite rodar o Linux Ubuntu em um Samsung Galaxy Tab 10.1.



O site Galaxy Tab Hacks apresenta o tutorial para fazer uma das distribuições mais populares do sistema operacional de Linus Torvalds rodar no tablet da Samsung, recebendo o oportuno nome de Tabuntu. O próprio site lembra que outros já fizeram isso em smartphones Androids, mas os hackers acreditam que o Tab 10.1 é o gadget ideal para rodar o OS.

Max Lee, do Galaxy Tab Hacks, explica que, como o Android é baseado em Unix, fica bastante simples para o Ubuntu rodar no tablet. O site Engadget explica que o hack roda o Ubuntu juntamente com o Android, utilizando o hardware para rodar a biblioteca do SO, que é iniciada com um cliente de máquina virtual. Max conta que o sistema não roda tão suavemente como poderia, já que o tablet possui apenas um processador de 1GHz, o que faz com que alguns processos fiquem mais lentos. Mesmo assim, Lee garante que a alta resolução da tela do Galaxy Tab faz com que o Ubuntu fique realmente muito bonito.

Para quem pode estar se perguntando o porquê de fazer algo deste tipo, as vantagens estão principalmente na possibilidade de rodar outros programas, nativos do Linux, no tablet. E talvez o mais importante motivo seria por que não? Quem quiser tentar, as instruções estão disponíveis  neste link .

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.