Utilizando engenharia reversa, os hackers descobriram importantes falhas nos sistemas dos automóveis


Por Daniel Pavani

Dois hackers de uma empresa de segurança descobriram uma forma de abrir as portas de carros e até mesmo fazer a ignição de alguns modelos remotamente, utilizando apenas o protocolo de mensagens SMS para isso.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


Don Bailey e Mathew Solnik trabalham na empresa de segurança iSec e contaram ao site Network World que descobriram o protocolo utilizado pelos sistemas de comunicação remota dos automóveis. Em uma apresentação, eles mostraram como é possível interceptar esta comunicação, abrir os carros e até mesmo fazer a ignição de alguns deles apenas com o uso de um notebook. (Vale destacar, porém, que os dois utilizaram o protocolo SMS , a fim de que não se confunda com mensagens de texto de celular, ainda que este protocolo seja o mesmo das mensagens).

Bailey conta que os dois demoraram apenas 2 horas para entender como era esta comunicação, como interceptar as mensagens e recriá-las a partir do notebook. Entretanto, os dois hackers não irão dar os nomes dos fabricantes ou dos sistemas até que as empresas possam resolver o problema.

A técnica foi chamada de war texting pelos dois hackers, em referência ao war driving, que consiste em ficar dirigindo pelas cidades atrás de redes wireless e captura de dados. O sistema é bastante complexo e se baseia na engenharia reversa para descoberta do protocolo de comunicação, para apenas então descobrir como conversar também com o sistema.

O site Geeky-Gadgets conta que os dois hackers conseguiram invadir dois sistemas diferentes e pretendem apresentar o War Texting na Conferência Black Hat, que ocorre na próxima semana em Las Vegas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.