No mundo, 35% dos usuários de celular declararam possui um aparelho mais avançado, que permite navegar na web e usar aplicativos

O uso de smartphones está crescendo em todo o mundo, mas ainda é item raro entre os brasileiros, de acordo com nova pesquisa do Ibope. Os dados mostram que, no País, apenas 10% dos proprietários de celular têm um smartphone. No último ano, a posse de smartphones dobrou em todo o mundo, passando de 19% dos entrevistados em 2010 para 35% em 2011.

10% dos donos de celular no Brasil já têm smartphone, diz Ibope
Getty Images
10% dos donos de celular no Brasil já têm smartphone, diz Ibope
LEIA TAMBÉM:
Como escolher um smartphone
10 dicas para economizar bateria do smartphone

E o número deve aumentar. Segundo o Ibope, 32% dos consumidores entrevistados em todo o mundo têm a intenção de comprar um smartphone em 2012, enquanto 24% pretendem comprar um celular básico. A Apple lidera com 38% das intenções de compra, enquanto a Samsung fica em segundo lugar, com 15% das intenções.

Por outro lado, segundo o estudo, a porcentagem de donos de celular que têm modelos básicos cai a cada ano: em 2011, era de 86% dos entrevistados, mas caiu para 80% em 2011.

Para fazer o estudo, o Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network Market Research (WIN), entrevistou 40,5 mil pessoas em 44 países. No Brasil, o Ibope entrevistou 2.002 pessoas com idade a partir de 16 anos, das classes A, B, C, D e E.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.