Um petabyte equivale a 1.000.000.000.000.000 de bytes

Infográfico mostra a dimensão da unidade Petabyte
The Storage Effect
Infográfico mostra a dimensão da unidade Petabyte
Por Fernanda Morales

Um infográfico divertido, desenvolvido pelo Reinforcement , mostra que a era digital proporcionou tanta troca de conteúdos e dados que hoje estamos vivendo uma nova era: a era do Petabyte.

Mas você sabe o que é um petabyte?

O petabyte é uma unidade de medida de informação que equivale à 1.000.000.000.000.000 de bytes (segundo o Sistema Internacional).

Para se ter uma ideia, com apenas um petabyte pode-se armazenar 13,3 anos de vídeos em HD. Já 1,5 petabyte equivale a 10 bilhões de fotos postadas no Facebook e 20 petabytes é a quantidade de dados processados diariamente pelo Google.

Segundo o infográfico, hoje 1,5 bilhões de pessoas em todo mundo usam computadores e no período de 2000 a 2008, o uso de computadores aumentou cerca de 342%.

Todos esses milhares de usuários criam, interagem e compartilham dados todos os dias através da internet. Com o aumento da popularidade da internet, muito mais dados e informações circulam mundialmente todos os dias.

Com mais informações e dados sendo compartilhados diariamente é necessário mais espaço para armazená-los. Nos últimos anos, os produtores de hard drive estão desenvolvendo componentes com mais espaço e com preços mais acessíveis.

O preço de 1GB diminuiu consideravelmente nos últimos anos chegando a custar apenas US$ 0,88 em março de 2007.

Também em 2007, foi lançado no mercado o primeiro hard drive com um terabyte, o equivalente a 1000 GB. E a Colossal Storage acredita em um período de dois a cinco anos teremos no mercado um hard drive com 1,2 petabyte de memória e que deverá custar algo em torno de US$ 750.

O infográfico pode ser acessado por este atalho .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.