Alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior estão convidados a participar

Por Andréia Regeni

Promovida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a primeira edição da Mostra Nacional de Robótica (MNR) está com inscrições abertas até o dia 19 de agosto.

A MNR tem como proposta divulgar trabalhos ligados ao tema robótica, desenvolvidos por alunos de qualquer instituição de ensino no Brasil. Serão aceitos trabalhos feitos por alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Coordenada pelo engenheiro elétrico e professor da Unesp (campus Sorocaba) Alexandre Simões, a mostra não exige que sejam enviados projetos de cunho apenas científico. Desde que seja voltado a robótica, o trabalho pode ser de natureza artística, literária e de humanas.

Um dos critérios usados para a submissão dos trabalhos poderá ser a faixa etária do autor. De acordo com a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, Simões explica que “irão faltar profissionais da engenharia robótica no mercado nos próximos anos, e essa é uma preocupação também do governo federal”. Ele completa: “Sentimos falta de uma iniciativa voltada para os jovens. A intenção é reunir tudo o que se pode produzir na área, em linguagens altamente inclusivas, e estimular o interesse deles pela robótica”.

A MNR distribuirá aos alunos do ensino fundamental e médio 48 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com duração de um ano para o aprimoramento de seus projetos. Todos os participantes da mostra receberão certificados e os trabalhos de maior destaque ganharão menções honrosas, assim como os professores e instituições.

A fase presencial da MNR acontecerá na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, de 18 a 21 de agosto, junto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR), as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI).

As inscrições se encerram no dia 19 de agosto. A revisão dos trabalhos será finalizada no dia 20 e divulgada no dia 27.

Mais informações no site www.mnr.org.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.