Com mais de 55 milhões de unidades do tablet vendidas, Apple prepara nova versão do aparelho, que deve ter chip mais poderoso

iPad, em sua segunda versão lançada em 2011, domina o mercado de tablets
Getty Images
iPad, em sua segunda versão lançada em 2011, domina o mercado de tablets
O iPad, tablet desenvolvido pela Apple, completa dois anos hoje (27). Lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da Apple falecido em outubro do ano passado , o tablet inaugurou uma nova categoria de dispositivos móveis.

LEIA TAMBÉM:
Veja o vídeo de Steve Jobs anunciando o iPad pela primeira vez

O lançamento do iPad foi seguido por uma enxurrada de concorrentes, com sistema operacional Android , e outras plataformas. Apesar disso, o iPad ainda domina a maior parte do mercado mundial de tablets.

De acordo com levantamento divulgado pela consultoria Pingdom, com base em informações da Apple, em dois anos a empresa vendeu 55,28 milhões de tablets iPad, em suas duas versões já lançadas.

No primeiro trimestre de 2012, a Apple bateu o recorde de vendas do tablet, alcançando um volume de 15,43 milhões de unidades vendidas no período. De acordo com estimativas da consultoria Gartner, a Apple se aproxima de vender mais tablets do que a HP vende computadores - a HP lidera o ranking de maiores fabricantes de computadores no mundo.

Vendas do iPad chegam a mais de 55 milhões de unidades no último trimestre
Reprodução
Vendas do iPad chegam a mais de 55 milhões de unidades no último trimestre
Duas versões (a terceira em breve)

Em sua segunda versão, lançada em março de 2011, o iPad 2 tem poucas diferenças em relação ao primeiro iPad . A tela continuou do mesmo tamanho (9,7 polegadas), mas o aparelho ficou mais fino (a espessura foi reduzida de 13,4 milímetros para 8,8 milímetros).

O iPad 2 também ficou mais leve: perdeu 80 gramas em relação ao modelo anterior. O processador ficou mais rápido: ele foi o primeiro produto da Apple a usar o chip A5 de 1GHz com dois núcleos.

A terceira versão do iPad deve chegar em breve ao mercado. Rumores apontam que o aparelho deve ser anunciado por Tim Cook, novo CEO da Apple, em março, mesmo mês de lançamento do iPad 2. O aparelho deve chegar com uma nova versão do processador da Apple , o A6, ainda mais potente e também com tela com maior resolução . A Apple não confirma as informações. É possível que o iPad 3 chegue mais rápido no Brasil, já que a fábrica da Foxconn em Jundiaí recebeu incentivos fiscais para fabricar o produto no País .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.