iOS 5 também rodará nos aparelhos iPhone 4, iPod Touch e iPad

Atualizado em 04/10/2011

Em junho deste ano, a conferência de apresentação do iCloud , a Apple também mostrou as novidades do iOS 5, o sistema operacional para smartphones e tablets da empresa. Ele virá embarcado no iPhone 4S e também poderá ser baixado por quem tem iPhone 4 , iPod Touch e iPad. A seguir, você confere as dez principais novidades do sistema.

1 - Integração com Twitter

Será possível compartilhar fotos e outros tipos de conteúdo diretamente no microblog a partir do aplicativo de câmera e outros programas do iOS.

2 - Notificações

Um aplicativo chamado de Notification Center agregará as notificações de todos os aplicativos do iOS. Ele poderá ser acessado deslizando o dedo do alto para baixo da tela do aparelho.

As notificações também aparecerão na tela de descanso (lock screen), que ficou mais útil. Ela também exibirá chamadas perdidas e mensagens de texto.

Newsstand reunirá edições de jornais e revistas
Getty Images
Newsstand reunirá edições de jornais e revistas
3 -Newsstand

Esse novo aplicativo reúne todas as revistas periódicas assinadas pelo usuário. Novas edições serão baixadas automaticamente para o aparelho.

4 - Safari

O navegador do iOS ganhou um recurso muito útil, chamado Reader. Ele elimina todas as informações "descartáveis" de uma página, deixando apenas o texto. É um recurso que torna a leitura de textos mais ágil.

O browser também permite marcar páginas para ler mais tarde, recurso popularizado por aplicativos como Instapaper e Read it Later.

5 - Reminders

Esse aplicativo permite guardar lembretes e vinculá-los a um local. É possível, por exemplo, programar o iPhone para lembrá-lo de ir ao mercado sempre que você sair de casa. O aplicativo usa coordenadas GPS para ativar os lembretes.

6 - Câmera

O aplicativo de câmera do iOS ganhará mais recursos, atualmente presentes apenas em aplicativos como Camera+ e Instagram. No iOS 5 será possível realizar operações básicas de edição, como recorte e remoção de olhos vermelhos, diretamente no aplicativo de câmera.

Com o novo sistema será possível também usar um dos botões de volume para tirar fotos. O aplicativo de fotos também ganhou um atalho na tela de descanso do iOS (lock screen). Assim será possível acessar a câmera com apenas um toque na tela inicial, sem ter que destravar o aparelho e procurar pelo aplicativo.

Teclado
Getty Images
Teclado "quebrado" é uma das novidades do sistema
7 - Mail

O aplicativo de e-mail ganhará algumas modificações de visual e uma busca aprimorada, que agora verifica também o conteúdo das mensagens (e não apenas título e nomes de contato). No iPad, o Mail pode agora ser usado com um teclado "quebrado". Ele é adequado para quem quer segurar o aparelho com as duas mãos e usar apenas os dedões para digitar.

8 - Recursos sem fio

Atualizações de software agora serão enviadas diretamente para o aparelho, sem a necessidade de passar por um computador. O mesmo vale para a sincronização do iTunes.

9 - Game Center

O aplicativo de jogos do iOS ganhou mais recursos sociais, como recomendações de amigos e jogos. Será possível ainda jogar games de estratégia em turno com amigos no iOS.

10 - iMessage

Um mensageiro instantâneo que funciona apenas entre dispositivos iOS. Permitirá começar uma conversa no iPad e terminá-la no iPhone, por exemplo. O iMessage suporta envio de fotos, vídeos e conversas em grupo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.