Lançamento do iPhone 4S ajudou Apple nos EUA, mas empresa sofre ameaça do Galaxy S II, da Samsung, na região

O tão esperado lançamento do iPhone 4S ajudou a Apple no que diz respeito a participação de mercado nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, mas a fabricante está perdendo terreno no restante da Europa, segundo dados da empresa de pesquisas Kantar Worldpanel ComTech divulgados nesta quinta-feira.

LEIA TAMBÉM:
Novo iPhone 4S vem com chip do iPad 2
Teste: Conheça o Galaxy S II
Apple é uma das empresas mais fechadas do mundo

Galaxy S II ameaça vendas do iPhone 4S na Europa
Getty Images
Galaxy S II ameaça vendas do iPhone 4S na Europa
"Na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na Austrália, o novo iPhone continua evaporando das prateleiras por causa do Natal. No entanto, essa tendência nem de longe é mundial", disse o diretor de análise de consumo global, Dominic Sunnebo.

O mercado de smartphones é atualmente dominado pelo Google, que revolucionou o segmento ao lançar a plataforma Android.

A fatia de mercado da Apple nas 12 semanas até o fim de novembro subiu para 36% nos Estados Unidos, contra 25% um ano antes, enquanto na Grã-Bretanha cresceu de 21% para 31%, segundo a Kantar. A participação da empresa caiu de 29% para 20% na França em um ano. Na Alemanha, cedeu de 27% para 22%, com quedas similares na Itália e Espanha.

"O mercado francês está mostrando um sinal crescente de sensibilidade a preços", afirmou Sunnebo. Em parte, as vendas na Europa do modelo mais caro da Apple foram prejudicadas pela economia fraca em todo o continente.

O Google teve participação de mercado entre 46% e 61% em todos os mercados da Europa. Fabricantes de celulares como Samsung Electronics, Sony Ericsson, LG Ericsson e Motorola Mobility utilizam a plataforma Android.

"Na Alemanha, o Android liderou ao alcançar 61% das vendas de smartphones nas últimas 12 semanas, sendo o Samsung Galaxy S II o aparelho mais vendido", acrescentou Sunnebo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.