A capa opera junto com um aplicativo e também com o GPS do aparelho móvel.

Capa apresentada na CEATEC alerta os níveis de radiação
Geek
Capa apresentada na CEATEC alerta os níveis de radiação
Por Fernanda Morales

No começo do ano, o Japão foi atingido por um terremoto de nove graus de magnitude que assolou o país e atingiu a usina de energia nuclear de Fukushima. Muito material radioativo foi espalhado no ar, solo e água e até hoje, a área ao redor da usina continua muito contaminada.

E pensando em tornar a tecnologia ainda mais útil para a identificação das áreas contaminadas no país, a NTT DoCoMo, maior empresa de telefonia móvel do Japão, criou um case para smartphones que é capaz de detectar e avisar o usuário sobre os níveis de radiação encontrados em diversos locais.

De acordo com o The Telegraph , o case funciona em conjunto com um aplicativo que permite o usuário combinar duas informações: os níveis de radiação com informações do GPS para determinar as áreas com altos índices de contaminação.

Kouki Hayaki, gerente do departamento de desenvolvimento da empresa, afirmou que o case ainda está em processo em desenvolvimento e a NTT DoCoMo estuda quais seriam as melhores maneiras de utilizar o mecanismo.

Segundo o Geek.com , a empresa também está estudando a criação de outros três cases intercambiáveis: o primeiro será capaz de analisar a respiração do usuário ou sentir cheiro de álcool; o segundo, checa os danos causados na pele pelos raios ultravioletas e o terceiro será capaz de medir o nível de gordura no corpo do usuário.

O protótipo foi apresentado na feira Ceatec (Exposição Combinada de Tecnologias Avançadas), no Japão, para mais de 200 mil visitantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.