Dream Robo possui cinco motores diferentes que são responsáveis pelos seus movimentos

Por Fernanda Morales

O Dream Robo, desenvolvido pela empresa de equipamentos industriais Muscle Corporation , em parceria com outras 15 companhias japonesas, foi apresentado pela primeira vez durante a World Expo em Xangai, na China, no ano passado.

“Este robô foi produzido em tempo recorde, levando apenas três meses entre o desenvolvimento e a construção. Um projeto como este costuma levar aproximadamente dois anos para ficar pronto, mas nós o concluímos muito rápido. Nós pensamos muito como proceder e decidimos fazê-lo em grupo, com a colaboração de 15 empresas no total”, afirmou ao Diginfo Tamai, presidente da Muscle Corporation.

Um vídeo, com legendas em inglês, produzido durante a exposição de robôs em Xangai mostra o Dream Robo em ação

Segundo o TechCrunch , o robô tem aproximadamente 1,4 metro de altura, pesa 30 quilogramas e se movimenta com o auxílio de cinco motores autônomos construídos em seu corpo.

Para as articulações do Dream Robo foram utilizados um sistema de servo integrado, um motor, um driver, um controle e o mais interessante, uma unidade de alimentação compacta, eliminando fios.

Os cinco motores são distribuídos pelo corpo do robô da seguinte forma: dois foram instalados nos ombros, dois nas pernas e um nas costas. O robô ainda possui uma espécie de ganchos nas mãos e nos pés para facilitar sua subida e descida da estrutura sem que ele perca o equilíbrio e venha a cair.

“Quando o robô quer se movimentar para o próximo nível, em primeiro lugar, ele levanta sua mão direita. Depois, ele gira levemente suas costas e em seguida, ele ergue a mão direita um pouco mais, volta suas costas para a posição original e puxa sua mão para baixo. A força necessária para encaixar sua mão é transmitida pelo motor e depois de concluído este movimento, o próximo motor é instruído a levantar a mão esquerda. Ou seja, o movimento do robô depende dessa comunicação entre os motores”, explicou o presidente da empresa.

O Dream Robo foi desenvolvido pelo designer de produtos Toshiyuki Kita com a ajuda do autor Taichi Sakaiya, no papel de produtor executivo do projeto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.